São oferecidas 200 vagas, duas para cada um dos cursos em Salvador e Vitória da Conquista
A Universidade Federal da Bahia (Ufba) abriu, nesta segunda-feira (15), as inscrições para as 200 vagas destinadas aos candidatos moradores de comunidades quilombolas e aldeias indígenas. São oferecidas duas vagas em cada um dos cursos da Universidade em Salvador e Vitória da Conquista, no Centro-sul da Bahia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até quinta-feira (18).
Cada candidato pode se inscrever em apenas um curso. As inscrições podem ser feitas através do site www.ingresso.ufba.br, o candidato precisa preencher, conferir e imprimir o requerimento. Todos os documentos precisam ser autenticados.
Segundo o pró-reitor da Ufba, Penildon Silva Filho, as vagas existem há dez anos, mas a procura é baixa. “Essa reserva começou em 2006, mas nunca preenchemos a totalidade dessas vagas, por isso é importante que seja divulgado e que os estudantes aproveitem a oportunidade”, afirmou.
O resultado da seleção será divulgado em cerca de um mês e o semestre 2016.1 está previsto para começar em julho deste ano.
Para concorrer as vagas o candidato precisa ter feito o Enem de 2015 e comprovar a condição de quilombola ou aldeado, através do certificado da Fundação Cultural Palmares e da FUNAI. É preciso ter cursado da 5ª série (6 ano) ao Ensino Médio em escola pública e os moradores de comunidades remanescentes de quilombos tem que ter o endereço fornecido pela Associação dos quilombos remanescentes.
Correio