UESB implanta o Programa de Educação em Direitos Humanos (PEDH)

O Centro de Referência em Direitos Humanos da Uesb, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, está realizando mais uma iniciativa visando à cidadania e à emancipação social.

O Programa de Educação em Direitos Humanos (PEDH) está sendo implantado em Jequié, Itapetinga e Vitória da Conquista; com linhas de atuação voltadas ao atendimento da comunidade.

Nas suas atividades, o PEDH pretende abordar os principais temas da área, tais como Direitos das Crianças e Adolescentes, Direito à Memória, Verdade e Justiça, Combate à Tortura, Diversidade Sexual, Direitos das Pessoas com Deficiência, Combate ao Trabalho Escravo, Direito à Terra e Moradia, Direito à Informação, Direito à Democracia/Participação, Diversidade Religiosa, dentre outros.

As linhas de atuação do Programa consistem nos Cursos Livres, voltados para um público específico, formado por professores da rede pública de ensino, membros de Conselhos Participativos, representantes de assentamentos, bairros, áreas remanescentes de Quilombos, escolas, dentre outros.

Outra linha é o Curso de Formação de Educadores em Direitos Humanos que possui caráter anual, com módulos mensais. Ele é dirigido a potenciais multiplicadores, tais como lideranças e referências comunitárias, militantes de movimentos sociais, sindicalistas, agentes das redes de saúde, assistência social, ensino e jovens ligados a grupos políticos, esportivos ou culturais.

Além disso, há as ações de caráter continuado, executadas em bairros dos municípios em parceria com setores da sociedade civil, como associações de moradores, ONG’s, grupos de cultura e esporte, movimentos de juventude, dentre outros. O objetivo é superar os debates e contribuir para a mobilização e organização da comunidade. Já o Festival de Direitos Humanos será promovido ao fim do ano nas três cidades, visando apresentar os resultados das atividades desenvolvidas pelo PEDH. Além disso, haverá debates, mostras artísticas e literárias e atendimento à população.

As ações do Programa devem ter início no semestre 2014.1. As equipes de trabalho serão compostas por discentes extensionistas, que estão sendo selecionados por meio de edital.

 

 

Fonte: Uesb

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui