Ubaldino e Jânio Natal

Prosseguem as especulações que dão conta de uma possível união de Ubaldino e Jãnio Natal para enfrentar Cláudia em Porto Seguro. Um analista, desses que proliferam em época de eleição, diz que é a chance da dupla não cair no ostracismo político.

Será que se unirão?

JÂNIO NATAL E UBALDINO

Um outro analista, irmão siamês do que fez o tal vaticínio acima, diz que isso é conversa, que os dois não se unirão. Concorda que eles, de inimigos, passaram a uma convivência civilizada e que até conversam sobre o assunto união. Mas, raciocina o analista, onde abrigarão seus egos quando confrontados, egos que são maior que o mundo? Jamais se unirão, vaticina.

Será uma longa primavera sem flores.

ABADE

Muita gente analisa que a ausência de qualquer líder do PSB no encontro municipal do partido foi sinal de desprestígio de Abade. Ele nem ligou e continua a se dizer candidato, em que pesem os constantes rapapés que faz a Robério e à D. Cláudia.

Aguardemos a primavera e o tempo, esse vetusto senhor da razão.

ASSEMBLEIA ITINERANTE

É claro que os “bons mocinhos” da “sociedade civil organizada” vão nos chamar de intolerante. Não é intolerância, é a falta de vontade de não dar nomes certos aos bois. A não ser os projetos (todos eles úteis) do deputado Temóteo Brito, o que houve de útil e palpável na tal sessão da Assembleia Itinerante que passou por Teixeira de Freitas? Fora os projetos do deputado Temóteo, colocados para dar a ele visibilidade eleitoral, o que vierem 25 deputados fazer aqui? As homenagens prestadas foram importantes, mas só isso justifica a custosa vinda de nossos parlamentares à cidade? Na maior parte do tempo, fizeram discursos (17 falaram) em que os da situação elogiavam o governo e os da oposição criticavam. Deputados do PSD falavam da eleição de Temóteo e os do PT falavam do apoio do governo á eleição de João Bosco. Quanto se perdeu de tempo? Quanto se gastou de dinheiro?

Ah, esse tipo de política.

HOMENAGENS

Muito justas as homenagens a D. Antônio Zuchetto, Irmã Cistina e ao juiz Argenildo Fernandes.

Meramente político-oportunistas as que reverenciaram o radialista e o candidato do PT, João Bosco: o primeiro foi para que o seu partido, o PMDB, marcasse posição (quem o homenageou foi o deputado Sandro Régis, do PR, aliado do PMDB no estado) e o PT quis apenas fazer com que João Bosco aparecesse mais, já que a festa era para ser temotista.

Um espanto.

SEM ILUSÕES

A homenagem prestada ao juiz Argenildo Fernandes foi muito merecida, pois o magistrado, entre outras coisas, tem conseguido reformar vários escolas e prédios públicos em Teixeira, em uma iniciativa brilhante. O que ficou claro é que, apesar do merecimento do homenageado, a iniciativa do deputado Temóteo tinha por fim fazer com que as críticas do Dr. Argenildo ao contexto de abandono da segurança fossem mitigadas. O detalhe é que o doutor sempre deixou claro que não estava criticando essa ou aquela autoridade, mas chamando o problema da segurança para o âmbito de todos os cidadãos.

A homenagem foi merecida, isso é o que importa.

MARTA HELENA

Conversando com uma fonte do PP de Marta Helena, esse escriba foi convidado para o lançamento da candidatura da vereadora à prefeitura de Teixeira de Freitas. A festa será dia 1º. de junho, com grande carreata as 16 horas pelas ruas da cidade, rematando no diretório do PP. O lançamento contará com a presença do deputado Roberto Brito.

Muita gente está surpresa, embora a coluna tenha falado dessa possibilidade.

COMISSÃO DA VERDADE

A Comissão da Verdade, aquela que não pode punir, apenas dar o nome de torturadores e assassinos pós-64, está sendo colocada em um dilema: dar os nomes dos que participaram dos mal feitos da época, tanto os da direita quanto os da esquerda. Esse escriba, do alto de sua desimportância política e intelectual, entende que a comissão deve apurar os crimes dos dois lados. A verdade que não vai escapar é que o governo da época foi autor de quase 100% dos horrores.

É só conferir.

AS CÓLICAS CONTINUAM

Como o processo dos temotistas contra os abatinados chegou ao TSE, o mérito agora vai ser julgado. Salvo falso entendimento desse escriba, do qual nos salvará o ilustre Dr. Sócrates, o processo será julgado em definitivo. Como bem frisa o doutor, tudo pode acontecer, inclusive nada.

As cólicas é que vão continuar.

DOIS CONJUNTOS

Um, composto por 3 jovens e belas moças de BH, o Amaranto, canta MPB da melhor, muita coisa desconhecida de Djavan, por exemplo. O outro, Casuarina, canta samba do melhor, com letras inteligentes, melodias jovens e elaboradas. Grande pedida, os dois.

O Almoço à Brasileira vai mostrar.

SURPRESA

Uma agradável surpresa estava reservada para João Bosco na sessão da Assembelia Itinerante. Além da natural declaração de apoio dos deputados petistas ao nome de Bosco, surpreenderam as declarações de dois nomes explicitando apoio: o do deputado Álvaro Gomes, do PC do B e a do deputado Carlos Ubaldino, do PSD, mesmo partido do deputado Temóteo.

Por motivos óbvios, João se surpreendeu mais com o apoio do último.

 

TRINCANDO COM GULLAR

“Dois e Dois são Quatro”

Como dois e dois são quatro

Sei que a vida vale a pena

Embora o pão seja caro

E a liberdade pequena

Como teus olhos são claros

E a tua pele, morena

como é azul o oceano

E a lagoa, serena

Como um tempo de alegria

Por trás do terror me acena

E a noite carrega o dia

No seu colo de açucena

– sei que dois e dois são quatro

sei que a vida vale a pena

mesmo que o pão seja caro

e a liberdade pequena. (Ferreira Gullar)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui