Turismo de Observação de Aves é tema de projeto desenvolvido no Extremo Sul

Turismo de Observação de Aves é tema de projeto desenvolvido no Extremo Sul
Imagem: Divulgação

O Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Turismo, está desenvolvendo o projeto “Turismo de Observação de Aves no Estado da Bahia”.  Dentre as ações específicas desse projeto está a realização de oficinas para capacitação dos atores regionais da cadeia produtiva do segmento turístico,  em seis municípios satélites e estratégicos, identificados através de pesquisas do ICMBio, sendo os mesmos: Lençóis, Vitória da Conquista, Itacaré, Mata de São João, Porto Seguro e Canudos.

O “birdwatching”, termo originário, em inglês, da prática de observar aves, é uma atividade que faz parte dos segmentos turísticos desenvolvidos em meio a natureza, que permite uma conexão direta com o meio ambiente e vem apresentando altos índices de crescimento nos últimos anos. Sua prática consiste em observar aves nativas, identificá-las e fotografá-las em espaços naturais. Destacando-se como tendência mundial, a atividade conta com mais de 100 milhões de observadores de aves no mundo todo, gerando cerca de 90 bilhões de dólares por ano.

O desenvolvimento do Turismo de Observação de Aves, demanda destinos que abrigam áreas naturais bem conservadas e estes, por sua vez, prosperam, social e economicamente, através do segmento. Pousadas, restaurantes, profissionais do artesanato, agências, guias e condutores especializados são requisitados, movimentando a economia local, contribuindo com a geração de emprego e renda.

Em Porto Seguro as capacitações acontecerão no período de 25 e 26 de abril de 2024 e são direcionadas para o público da Costa do Descobrimento e Costa das Baleias. Importante ressaltar que a mobilização para participação nas oficinas se dará a nível regional, devido a necessidade e importância de se trabalhar o segmento do turismo de observação de aves nas zonas turísticas da Bahia. O lançamento do roteiro dos principais destinos para se observar no estado baiano será lançado no maior evento nacional do segmento: o AVISTAR, que acontecerá em São Paulo, de 17 a 19 de maio de 2024.

As Oficinas terão a duração de um dia e meio, seguindo a seguinte programação:

Dia 25 de abril –  Turno da Manhã (08h30 às 12h30): Capacitação para o desenvolvimento do segmento de Turismo de Observação de Aves com Trade Turístico e lideranças do setor. A oficina será conduzida pela Setur Bahia com participação de convidados especialistas no tema. Local: Senac Porto Seguro. Palestrantes e Convidados: Marco Aurélio e Luciano Lima

Dia 25 de abrilTurno da Tarde (14h30 até 17h00): Reunião com Agências de Viagens, guias de turismo e condutores da região para discussões e encaminhamentos pertinentes a temática afim de aumentar a oferta dos serviços especializados demandados pelo segmento. Local: Senac Porto Seguro. Palestrantes e Convidados: Marco Aurélio e Luciano Lima

Dia 26 de abrilTurno da Manhã – 06h00 as 11h00 (Horário a ser confirmado, de acordo com detalhamento no dia 25/04/2024): Passarinhada – Experiência prática da atividade de observar aves. Local: RPPN Estação Veracel.

Mini Bio palestrantes e convidados

Fabíola Mandarine Paes Leme –

Turismóloga, Mestre em Cultura e Turismo

Consultora, Facilitadora do Programa Germinar

Especialista em desenvolvimento de pessoas, equipes e organizações

Superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia

Marco Aurélio – Gestor da RPPN Veracel

Marco Aurélio B. Santos é Engenheiro Agrônomo e de Segurança do Trabalho com mais de 20 anos de experiência na área de Meio Ambiente.  Atualmente é Coordenador de Estratégia Ambiental e Gestão Integrada na Veracel Celulose onde uma das suas atribuições é coordenar a RPPN Estação Veracel, além de liderar projetos de restauração florestal, observatório de aves, projeto harpia, monitoramento e educação ambiental.

Passarinhar muda o mundo

Luciano Lima começou a passarinhar aos 13 anos de idade e nas aves encontrou sua vocação. Atualmente é biólogo, Mestre em Zoologia e doutorando em Biodiversidade. Possui mais de duas décadas de experiência como pesquisador e consultor em diferentes temas relacionados com a biodiversidade brasileira, especialmente com as aves. Acredita que conectar as pessoas com a natureza é a forma mais efetiva de promover a conservação da biodiversidade. É autor de diversos artigos e livros e divulga ativamente a natureza brasileira em colunas, palestras, programas de tv, rádio, podcasts, e em eventos como o Vem Passarinhar e o Avistar Brasil. Ao longo de sua carreira tem atuado diretamente para diversas organizações dos setores público, privado e não governamental. Entre elas, Universidade de São Paulo, Instituto Butantan, Fiocruz, Ministério do Meio Ambiente, Conservação Internacional, Associação Mico-Leão-Dourado, RPPN Estação Veracel, e Grupo Globo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui