O secretário Estadual do Turismo, Domingos Leonelli, apresentou, na manhã desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa da Bahia, o balanço do setor, nos últimos sete anos, e os projetos voltados para o futuro. Dentre os itens mostrados por Leonelli aos parlamentares, destacam-se o crescimento no número de desembarques nos aeroportos baianos e os investimentos em infraestrutura na Baía de Todos-os-Santos.
O titular da Setur mostrou aos integrantes da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Turismo dados obtidos junto à Infraero, órgão que administra os aeroportos de Ilhéus e Salvador, e da Sinart, que administra o terminal de Porto Seguro. De acordo com o relatório, 22 milhões de pessoas desembarcaram na Bahia nos últimos sete anos, com destaque para o ano de 2012, quando 4,8 milhões de pessoas chegaram de avião ao Estado. “Isso representa um aumento de 100% em relação ao período 2001-2006, quando o número de desembarques em solo baiano foi 11 milhões de passageiros”, assinalou Leonelli.
Outro ponto abordado foi a capacitação profissional, que beneficiou 14 mil trabalhadores baianos nos últimos sete anos. Já com relação aos projetos futuros do governo, para o setor, ele apontou como mais importantes o Prodetur Nacional, que destinará R$ 170 milhões para infraestrutura e requalificação na Baía de Todos-os-Santos, e ações como sinalização turística na Chapada, Costa das Baleias e Salvador, bem como a construção de equipamentos, a exemplo do Oceanário de Salvador, cujo estudo de viabilidade foi concluído este ano, e o Centro de Qualificação Profissional da Costa dos Coqueiros, em Mata de São João.
A gestão do setor no Estado foi destacada pelos deputados que integram a Comissão, a exemplo de Ângela Sousa (PSD), que ressaltou os investimentos feitos na Costa do Cacau, como a conclusão da estrada Itacaré-Camamu, onde 90% da obra foi executada na gestão do governador Jaques Wagner, e a realização de importantes eventos na região.
O secretário também teve a sua gestão à frente do Turismo elogiada pelos demais parlamentares que participaram da reunião, como Zé Neto (PT), Carlos Ubaldino (PSC), Capitão Tadeu (PSB) e pastor Sargento Isidorio (PSC).
Leonelli também respondeu a questionamentos do deputado Carlos Gaban (DEM), sobre o projeto de terceirização do Centro de Convenções, e contou que R$ 10 milhões estão sendo investidos em obras no equipamento, que é o principal local para a realização de grandes eventos e congressos no Estado.
Fonte: Setur