Tudo que você precisa saber sobre a Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2014

Apenas seis dos 23 convocados já disputaram um Mundial

Quando Luiz Felipe Scolari reassumiu o comando da Seleção Brasileira, em novembro de 2012, nomes como os de Ronaldinho Gaúcho e Kaká, na lista do penta em 2002, e Robinho, convocado junto com os dois em 2006, voltaram com força. A reedição da Família Scolari, apressaram-se em dizer. Um ano e meio depois, Felipão mostra que a família mudou.

Na lista de convocados para a Copa do Mundo de 2014, nenhum dos três. São mais estreantes que remanescentes – apenas seis dos 23 chamados já disputaram um Mundial: Julio César, Daniel Alves, Maicon, Ramires, Thiago Silva e Fred. E vale ressaltar que apenas os três primeiros chegaram a ser de fato titulares da camisa amarelinha. Uma renovação que começou após o fracasso de 2010, ainda com Mano Menezes.

Alguns nomes ficaram pelo caminho, é verdade. Ganso, Lucas, Jean, Leandro Damião, Fernando… Outros ganharam espaço: Dante, Luiz Gustavo, Willian, Fernandinho, Bernard, Jô…

Felipão reconhece a falta de experiência. “Vamos convidar alguns ex-campeões mundiais, algumas pessoas com bagagem muito boa, para que eles venham e também nos ajudem com algumas palestras entre nós, comissão e jogadores, para termos um ambiente e colocarmos alguma coisa a mais”. Acredita ser mais fácil ‘desenvolver’ com os jovens do que “com jogadores experientes que estão quase no fim de carreira, já não têm mais aquela ambição”.

E se falta bagagem de Copa, sobra rodagem na Europa: só Victor nunca jogou por lá. Ele, Jefferson, Fred e Jô são os únicos que atuam no Brasil. O conjunto é outro ponto forte. A base da equipe é a mesma que conquistou a Copa das Confederações, apesar das 7 mudanças. A missão agora é o hexa.

Preparação

Começa no dia 26, quando os 23 convocados se apresentam na Granja Comary, no Rio. Marcelo pode aparecer depois, já que disputa a final da Liga dos Campeões pelo Real, dia 24.

Lista de 30

Na próxima terça, Felipão enviará à Fifa lista com outros 7 nomes para o caso de necessidade. Apenas protocolo. O técnico pode chamar quem bem entender até o dia 2 de junho.

Lesão

É bem comum algum dos convocados se machucar de última hora. Se isso acontecer até a véspera da estreia na Copa, dia 12, contra a Croácia, menos mau. O jogador pode ser substituído.

Média alta

Se enganou quem apostou numa seleção jovem. A média de idade é de 27,7 anos, com 8 nomes de 30 anos ou mais: Julio César, Jefferson, Victor, Daniel, Maicon, Dante, Maxwell e Fred.

Inexperiência

Apenas 6 dos 23 convocados já disputaram uma Copa do Mundo: Julio César, Thiago Silva, Daniel, Maicon, Ramires e Fred. Os outros 17 vão ao Mundial pela primeira vez.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Eduardo Rocha/G1

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui