Tudo pronto para o VII SICTEXBA da Fasb: inscreva-se!

Em reunião, no início da semana, entre os coordenadores dos cursos de administração, biomedicina, ciências contábeis, direito, enfermagem e das engenharias civil, produção e controle e automação, no campus I da Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) foram aparadas arestas quanto ao VII SICTEXBA – Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do Território de Identidade do Extremo Sul da Bahia.

O tradicional evento, realizado a cada dois anos, acontecerá entre os dias 8, 9 e 10 de novembro, no campus II da Fasb, e é aguardado com ansiedade pela comunidade acadêmica e externa, que vê no SICTEXBA uma oportunidade para adquirir conhecimento.

Coordenadores da Fasb acertando detalhes para o VII SICTEXBA. Foto divulgação Fasb

Serão realizadas oficinas em diversas áreas, dentre elas, a administrativa. O coordenador do curso de administração, Rinaldo Jefferson Sampaio, conta que para a área serão ofertadas várias oficinas. “Como Montar um Pequeno Negócio, é o tema da primeira oficina, que será aberta ao público e trará orientações administrativas, financeiras, jurídicas, tributárias e de planejamento. Será a oportunidade de sair da informalidade e iniciar o processo de abertura de uma empresa, bem como todo o mecanismo para entrar nesse mercado. A oficina acontecerá no dia 9 de novembro, às 9h da manhã”, informa Rinaldo.

Todos poderão participar, ainda, dos diversos minicursos que serão ofertados com temas centralizadores variados. “Quando falamos de Gestão de Processos nas organizações, por exemplo, focamos no fluxo de processos, organizações administrativas, organogramas, missão, valores e visão, ou seja, é para que o estudante perceba, a estrutura da empresa e como ela funciona”, disse.

Viviane Mosé é uma poetisa, filósofa, psicóloga, psicanalista e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas.

O minicurso Finanças para empreendedores será voltado exclusivamente para fluxo de caixa, saber investir e fazer reserva de capital da empresa, conhecer o seu custo, fazer girar o seu negócio. E, por fim, Estratégias de marketing nas redes sociais é tema que está presente no dia a dia há mais de 10 anos e será amplamente debatido nesse minicurso objetivando maior acessibilidade nos tempos atuais onde a propaganda é mais rápida, a demanda é maior, a visualização da marca/produto é bem maior que os meios tradicionais”, finaliza.

Na área das engenharias, a coordenadora do curso de engenharia civil, Daiane Severiano, explica que os minicursos serão voltados para os estudantes do curso, bem como para os Técnicos de Edificações e até mesmo profissionais já formados na área. “Os minicursos trazem uma abordagem inovadora, principalmente nos processos computacionais, como modelagem utilizando software de cálculo estrutural, planilhas orçamentárias e de dimensionamento de estruturas. Temas que não são tão aprofundados em sala de aula ou que são estudados apenas na teoria. Todos os minicursos ocorrerão no dia 10 de novembro, das 19h às 22h no Campus II”, pontua Daiane.

O VII SICTEXBA é uma oportunidade excelente para acadêmicos de outras instituições, profissionais egressos que queiram aprimorar o conhecimento e, também, pedreiros, mestres de obras, serventes e outros profissionais da construção civil, setor que tem se destacado em Teixeira de Freitas alavancado pela construção de conjuntos habitacionais como o Pe. José I e II, Residencial Santos Guimarães, Antônio Costa Filho, Castelinho I e II e empreendimentos como o Gabrigil, Eldorado Garden dentre outros ainda em andamento.

Para se inscrever tanto para a palestra com Viviane Mosé, oficinas e minicursos basta entrar em contato no (73) 3011-7000, ir até a secretaria acadêmica da FASB (Campus I e II) ou pelo site www.sictexba.com.

O VII SICTEXBA é uma realização do Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Nuppe) da Fasb com o apoio do Sicoob, Fase Sport, Dinossauro’s Uniformes e Confecções e Sebrae.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui