TUDO POSSO

“Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4.13)

Já avaliou como este texto de Filipenses é popular? Há até quem o tatue no corpo. Em janeiro de 2016 estive num evento do UFC e lá pude conhecer pessoalmente o ex-campeão, John Jones. Tive a oportunidade de conversar brevemente com ele e ele tem uma tatuagem com “Philippians 4.13” num dos braços. Perguntei-lhe a razão e ele me explicou que tinha a ver com sua avó, uma cristã fervorosa que sempre lhe citava este texto. De certa forma tornou-se um amuleto para ele. Esse encontro inusitado deu-se na véspera da primeira luta entre John Jones e Daniel Cormier. Ele me surpreendeu quando, ao saber que eu era pastor, pediu que orássemos. Oramos juntos. Ele venceu a luta mas, infelizmente, pouco tempo depois foi apanhado no exame antidoping por uso de cocaína.

John Jones foi incapaz de dizer não à cocaína e aquela foi sua primeira queda. Vieram outras e sua carreira simplesmente vem desmoronando desde então. Embora seja reconhecido como um dos maiores lutadores de MMA de todos os tempos, seu futuro ficou comprometido e perdeu seus títulos. “Tudo posso naquele que me fortalece”. Certamente ele não conheceu completamente o significado dessa verdade. E nós? Em parte gostamos desse texto porque ele fala de “poder” e gostamos de “poder”. O poder nos fascina. Mas ignoramos que este texto, em última análise, está falando de “depender”. Está falando que, se queremos ser capazes de superar, seja lá o que for, precisarmos escolher depender completamente de Deus. E isso já não nos atrai tanto.

Na verdade não sabemos muito sobre depender, pois praticamos pouco a dependência. Gostamos mesmo é da independência. Mas a verdadeira independência é fruto da dependência de Deus. Nossa independência é fruto de nossos enganos sobre nós mesmos. Pedro pensava que estava pronto, mas Jesus lhe disse que estava enganado. Ele não acreditou (Mt 26.33-34). Não somos diferentes. Submissão, humildade, obediência são cosias difíceis para nós, mesmo em relação a Deus. Poderemos tudo em Cristo se de fato aprendermos a depender, se crermos no poder do que Ele fez por nós. Se crermos de tal forma no amor de Deus e em Suas promessas que não aceitemos trocar as esperanças que nos dão por nenhum tipo de certeza. Que experimentemos o poder dessa confiança, dessa dependência!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui