O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) iniciou, nesta segunda-feira (23), o procedimento de carga e lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições Municipais 2024. Em Salvador, a cerimônia ocorreu no Centro de Apoio Técnico (CAT) do TRE-BA, no Porto Seco Pirajá, e contou com a presença do presidente da Corte Eleitoral, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto.
O presidente do TRE-BA destacou a relevância do procedimento: “Esse processo reflete a confiança, transparência e segurança da urna eletrônica”. Durante o evento, ele também agradeceu o trabalho dos servidores e magistrados: “Quero parabenizar e agradecer a todos os juízes e as juízas eleitorais e servidores(as) pelo trabalho hercúleo em suas ações junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Os servidores(as) e magistrados(as) são o alicerce da nossa instituição”, afirmou o desembargador.
Na capital, 5.440 urnas serão preparadas pelas 19 zonas eleitorais. No interior, o cronograma segue as 180 zonas que cobrem 416 municípios. A previsão é concluir o procedimento até 3 de outubro, com 39.765 urnas prontas para as seções de votação e contigências. O cronograma completo das cerimônias de carga e lacração no estado está disponível aqui.
Guia das eleições
A cerimônia de carga e lacração das urnas foi acompanhada por quase 15 jornalistas da imprensa soteropolitana. Na ocasião, o presidente conversou com os repórteres e aproveitou para entregar a publicação “Guia das Eleições 2024”. O material reúne informações estatísticas do pleito, além do cronograma com os principais marcos do processo eleitoral que merecem a atenção dos meios de comunicação.