Tradicional missa solene comemora 519 anos do Brasil é celebrada em Porto Seguro

Tradicional missa solene comemora 519 anos do Brasil. Fotos Ascom

Para celebrar os 519 anos da chegada dos portugueses no Brasil, foi realizada, na manhã de 22 de abril, a tradicional missa solene na praça das Pitangueiras, em Porto Seguro. Celebrada pelo bispo diocesano, D. José Edson, com a participação de padres de diversas paróquias da região, o evento contou com a presença da prefeita Cláudia Oliveira; do secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco; do comandante do 8º BPM, major França, além de vereadores, servidores e um grande número de fiéis.

Sob a nova estrutura montada este ano para abrigar o público, a cerimônia começou com o Awê, um ritual de boas vindas apresentado pelos índios Pataxó da Coroa Vermelha. O bispo diocesano saudou os fiéis presentes na pessoa da prefeita Cláudia Oliveira. Durante o sermão, ele falou sobre o verdadeiro sentido da Páscoa e defendeu a busca de uma vida com mais alegria e abundância para homens e mulheres.

“Vivemos ainda em condições desumanas. Estamos aniquilando a vida no planeta, a mortalidade infantil avança, portas de empregos dignos se fecham, a violência e a discriminação contra indígenas e afrodescendentes se disseminam”, alertou. E afirmou que é preciso ter coragem, para que possamos ter orgulho de ser baianos e brasileiros. “Cristo nos dá coragem, dizendo: – eu venci o mundo, e vocês comigo também vencerão”.

A prefeita Cláudia Oliveira falou do grande desafio que é administrar uma cidade como Porto Seguro, tão importante para a Bahia e o Brasil. “Tenho feito todo o possível para honrar essa oportunidade e peço a Deus todos os dias que eu seja luz para a nossa cidade.” A prefeita também defendeu a melhoria da qualidade de vida e da necessidade de mais recursos para se ter uma vida melhor e mais digna. “Que as famílias tenham alimento à sua mesa, trabalho e mais oportunidades. Que o nosso país tenha justiça social e que Deus abençoe a nossa terra e todos nós”.

Veja galeria com lindas imagens

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui