Trabalhadores rurais de Teixeira de Freitas geram desenvolvimento para o campo e cidade

Trabalhadores rurais de Teixeira de Freitas geram desenvolvimento para o campo e cidade. Foto: Ascom

O dia 25 de maio foi escolhido para comemorar a importância do Trabalhador Rural no Brasil. Profissionais que com dedicação geram desenvolvimento para o campo e para cidade. Em Teixeira de Freitas, mais de 900 famílias estão no Cadastro Rural Municipal, ao todo, o município conta com 33 comunidades rurais cadastradas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A Secretaria de Agricultura é responsável pelo apoio técnico aos produtores rurais, como explica a secretária Elenita Medrados: “Estamos disponíveis para dar o suporte aos trabalhadores rurais, o apoio técnico e até mesmo o uso do maquinário da secretaria para a preparação de solo também é disponibilizado. Além disso, temos a Clínica do Campo que oferece suporte técnico agrícola e pecuária. Reforçamos esse trabalho porque entendemos a importância do trabalhador rural dentro da nossa sociedade”.

Os irmãos José Erivaldo e Alaelson, da Família Almeida, conhecidos como “os pernambucanos”, vieram de Garanhuns- PE há mais de 30 anos e foi no trabalho rural que encontraram o meio de subsistência da família. No sítio de cerca de onze hectares, localizado na comunidade do Córrego do Mutum, plantam amendoim, mandioca, milho, laranja, banana e cana, produtos que são vendidos nas feiras livres do município e utilizados para consumo da família e também para criação de bovinos.

Foto: Ascom

“O trabalho é dureza, temos muitas dificuldades, não é qualquer um, é dedicação de sol a sol. Aqui, plantamos, cuidamos da terra e vendemos os nossos produtos na feira”, contou o agricultor José Alaelson de Almeida, de 50 anos.

Atualmente, o sítio prepara o plantio de feijão para os próximos meses, os grãos colhidos serão vendidos nas Feiras de Sábado e de Domingo, como conta José Erivaldo: “Tem pessoas que não valorizam esse trabalho, mas quem vive da roça é batalhador, aqui não temos descanso, todo dia é de luta, em breve teremos feijão para ser vendido nas feiras daqui de Teixeira de Freitas”.

O assessor técnico da Secretaria de Agricultura de Teixeira de Freitas, Kaká Farias, reforça a importância do trabalhador rural: “Esta é uma categoria extremamente importante, nós da Secretaria valorizamos e saudamos estes trabalhadores que fazem a diferença”.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui