Tome cuidado com seus olhos nesse verão

Tome cuidado com seus olhos nesse verão. Foto: reprodução internet

Além do calor intenso e do risco de incêndios florestais na região, a exposição ao sol pode causar problemas na visão.

O verão é a estação mais esperada do ano, mas, com ela, há a necessidade de redobrar os cuidados com a visão. Além da atenção que normalmente temos com a pele, é fundamental proteger também os olhos do calor e dos raios ultravioleta. De acordo com médico oftalmologista Victor Farias, que atende na cidade de Eunápolis, cuidados simples podem evitar danos à visão durante o verão.

Os raios ultravioletas (UVB) estão mais agressivos nesta época do ano, portanto, os riscos de queimaduras, irritações na córnea e doenças infecciosas são mais frequentes. Deve-se evitar a exposição excessiva ao sol.  Recomendo o uso de bonés e óculos escuros de qualidade, com proteção contra a radiação UVA e UVB”, explicou.

O especialista ressalta que é importante evitar exposição direta ao sol sem proteção na pele e nos olhos nos horários de maior incidência de raios ultravioleta, entre 10h e às 16h.

Foto: Alisson Andrade/OSollo

A luz ultravioleta diretamente nos olhos pode provocar problemas nas córneas, como queimaduras e um tipo de inflamação, a ceratite, também conhecida como cegueira leve. “No caso de queimadura, deve-se evitar a exposição solar, lavar os olhos com soro fisiológico e procurar um oftalmologista. Nunca se automedique”, orientou o médico Victor Farias.

Um aspecto importante para proteção e cuidado com a visão nessa estação é o uso de óculos escuros. Assim como o protetor solar para a pele, esses acessórios têm a função de filtro para os olhos, diminuindo os impactos de raios nocivos à visão. “Devemos usar óculos escuros de qualidade, com proteção contra a radiação UVA e UVB. As lentes escuras de qualidade duvidosa são ainda mais perigosas, pois, ao utilizá-las, a pupila do paciente dilata, permitindo a entrada de uma quantidade maior de radiação”, alertou.

Frequentes no verão

A conjuntivite é uma das doenças mais comuns durante o verão. Ela está associada a viagens, banho de piscina, praia e altas temperaturas. Essa doença consiste na inflamação de uma fina membrana do olho chamada de conjuntiva. “A recomendação é evitar coçar os olhos, exposição a fumaça, compartilhar maquiagens, toalhas de rosto e até óculos de mergulho. É importante manter as mãos limpas e não fazer o uso de medicamentos como pomadas ou colírios sem orientação médica”, explicou Victor. Apesar da conjuntivite ser mais comum no verão, é importante manter os cuidados com os olhos durante todo o ano.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui