Todos precisam parar

“E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer. E foram sós num barco para um lugar deserto.” (Marcos 6.31-32)

O texto de hoje nos ajuda a avaliar o ritmo de vida que temos levado e considerar cuidados mais adequados com nosso bem estar e saúde. Se você é um pouco parecido comigo, que tenho a tendência de me envolver com diversas coisas, o tema é muito importante para você. Jesus havia enviado seus discípulos para pregar e lhes deu autoridade especial para realizar prodígios. Eles saíram dois a dois para uma missão em caráter de urgência. As instruções de Jesus foram para que não levassem nada além do estritamente necessário e para que não perdessem tempo com quem não lhes desse atenção ou acolhimento. Eles obedecem e são coroados com êxito. Mas foi um tempo de muito trabalho.

Mas ainda havia muita gente a procura de ajuda e Jesus percebeu que eles precisavam de descanso. Então convidou-os a um lugar deserto. Eles precisavam se refazer, precisavam de quietude, de reflexão. Eles estavam no limite, pois todos temos limites. Não importa a que tarefa estejamos nos dedicando, por mais sagrada ou importante que seja, ainda sim precisamos respeitar nossos limites. A narrativa de Gênesis apresenta-nos Deus no ato da criação, descansando no sétimo dia. Deus realmente se cansa? Diz a Escritura que Deus “não se cansa nem fica exausto” (Is 40.28). Deus está nos ensinando algo importante sobre Sua criação e suas criaturas.

Tudo na vida observa ciclos e precisa se refazer. A pesca sem intervalo, sem respeitar o tempo, tem promovido a extinção de muitas espécies. A terra precisa se refazer e pessoas igualmente. E o que nos impede? Ganância, irresponsabilidade, falta de organização, falta de fé, para citar algumas. Nossa comunhão com Deus nos levará a uma vida mais equilibrada, necessariamente. Pois Deus é equilibrado. Por isso nada justifica nossos exageros e desregramentos. Deus nos quer saudáveis. Reveja seu ritmo e suas prioridades. Se não escolher parar para seu bem, algum mal lhe fará parar. Deus é honrado com seu bem-estar e equilíbrio, não com sua correria e desgaste exagerados. Além disso, se anda exageradamente ocupado, certamente seus relacionamentos estão sendo prejudicados. Cuidado: todos precisam parar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui