Aconteceu durante os dias 10 e 11 de julho de 2021, a solenidade de entrega de boina aos atiradores do Tiro de Guerra 06 – 025 de Itamaraju.
O evento aconteceu na área externa da unidade militar e contou com a presença do secretário de Administração Leo Oss, representando o prefeito Marcelo Angênica, Subtenente PM Ivan Moura, representante da 43ª Companhia de Policia Militar (43ª CIPM), Vinicius Borges, representando a Defesa Civil, representantes da Loja Maçônica Templo de Salomão, Silvano Pereira e Renato Cardoso.
Mediante o momento pandêmico vivenciado no país adaptações foram feitas para que os trabalhos da instituição pudessem ocorrer, dois pelotões foram formados reduzindo os números de pessoas na solenidade, sendo garantido outras medidas de manutenção a vida.
A presente cerimônia teve finalidade de comemorar a entrega da boina aos atiradores da turma de 2021, e destacar os atiradores que concluíram o Curso de Formação de Cabo, no período de 29 de março a 4 de junho, além das atividades básicas.
O Curso de Cabos, visa habilitar os atiradores a exercer a função de comandantes de pequenas frações, bem como exercer a função de monitor, auxiliando o instrutor do Tiro de Guerra no desempenho de funções, como comandante da guarda, monitor de ordem unida, guia de Treinamento Físico Militar (TFM) e outras funções correspondente.
O uniforme é uma das características que destaca o militar, sua farda vai ganhando distintivo e adornos de acordo com o seu nível de qualificação e competência, baseado na meritocracia. Na fase de formação militar, o recebimento da boina tem um significado especial, moldado de honra e nobreza, onde o combatente passa a usufruir de respeito e admiração por ter alcançado um determinado grau de conhecimento na arte da guerra.
Os militares que tiveram êxito no curso de formação de cabo (CFC), ocuparam lugar de destaque no dispositivo sendo condecorados pelo Secretário de Administração Léo Oss, ao lado de padrinhos e chefe de instrução 1º sargento EB Jermesson Odely, destacando o termino da primeira fase de instrução.
Fazendo uso da palavra o Chefe de Instrução sargento Jermesson, salientou estar orgulhoso pelo resultado alcançado mediante ao momento imposto por muitas limitações, e destacou diversas atividades realizadas e apoio prestado as intuições públicas do município, finalizando enfatizou que os jovens que adentraram a casa não são mais os mesmos e superaram inúmeros obstáculos que os tornaram combatentes para e guerra e vida cotidiana, “que todos possam se orgulhar de servir o TG 06-025”, encerrou.
O secretário Leo Oss, destacou o compromisso da gestão municipal e contribuir com a instituição, sendo preponderante para a formação de jovens que terão uma nova perspectiva de vida baseada na ética, respeito, moralidade e compromisso com sociedade, encerrou.
Finalizando foi feita a entrega de boina pelos padrinhos e familiares, em seguida a tropa desfilou em continência as autoridades presentes, sendo encerrada a solenidade.