Tiro de Guerra 06.025 de Itamaraju participa de instrução ministrada pela Rondesp Sul

Tiro de Guerra 06.025 de Itamaraju participa de instrução ministrada pela Rondesp Sul
Tiro de Guerra 06.025 de Itamaraju participa de instrução ministrada pela Rondesp Sul. Foto: Ascom

Atingindo os objetivos para a formação de Defesa Territorial e Garantia da Lei e da Ordem (GLO), aconteceu nos dias 21 e 22 de junho de 2022, a instrução de Controle de Distúrbio Civil (CDC) no Tiro de Guerra 06.025 de Itamaraju.

A atividade foi comandada pelo soldado da Polícia Militar da Bahia, Edinael, que integra a RONDESP – Sul de Ilhéus, lotado no 5º Pelotão, em Eunápolis.

No primeiro momento, os atiradores tiveram instrução teórica sobre a legitimidade do emprego da força, bem como o uso de armas não letais, a exemplo de granadas de efeito moral e de gás lacrimogênio.

Tiro de Guerra 06.025 de Itamaraju participa de instrução ministrada pela Rondesp Sul
Foto: Ascom

Em seguida, tiveram a oportunidade de colocar em prática as formações de um Grupo de Combate para o enfrentamento e controle do distúrbio (coluna, linha e escalão). A instrução de Controle de Distúrbio reforça a capacitação dos atiradores, bem como mostra a importância da atividade em situações adversas suportando situações de alto estresse físico e psicológico, mesmo diante da fadiga e desconforto habilitando-os na intervenção de incidentes que necessite o emprego da tropa na garantia da ordem e restauração da paz.

Durante a prática os instruendos perceberam a necessidade do desenvolvimento de atributos como coragem, disciplina, liderança e determinação. Os atiradores ainda tiveram oportunidade de ter contato com gás lacrimogênio e aprenderam como se comportar em tal circunstância.

O Sd PM Edinael destacou o interesse dos atiradores pelo assunto e o pendor dos mesmos para a atividade de polícia. O 1º Sgt Jermesson, Chefe de Instrução, ressaltou a importância do assunto ministrado para a formação dos atiradores, considerando que a atividade de Garantia da Lei e da Ordem, em que pese, seja uma atribuição subsidiária da Força Terrestre, atualmente vem sendo colocada em prática com frequência.

Tiro de Guerra 06.025 de Itamaraju participa de instrução ministrada pela Rondesp Sul
Foto: Ascom

Finalizando a instrução, o atirador Douglas proferiu os devidos agradecimentos e passou às mãos do Soldado PM Edinael um certificado de reconhecimento ao conteúdo transmitido.
É notável a mudança na formação dos nossos atiradores, seja na parte operacional, na formação social, seja na capacitação profissional. A sociedade itamarajuense vê o Exército Brasileiro mais presente, através das ações diárias do TG 06-025, sob o comando do 1o Sgt Jermesson.

Nos próximos dias outras instruções estão previstas garantindo a formação dos atiradores matriculados na instituição militar, que se destaca no município com escola de civismo e cidadania sendo um braço forte em defesa da sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui