A ByteDance, empresa-mãe do TikTok, anunciou que a rede social de vídeos curtos passará a ter uma versão dedicada às smart TVs e dispositivos como o Chromecast. Em um primeiro momento, o download do aplicativo, que foi batizado de TikTok TV e, em um primeiro momento, chega apenas para TVs LG e Samsung.
Para um aparelho ser compatível com o TikTok TV ele precisa ter sido fabricado depois de 2018 e estar localizado nos Estados Unidos ou no Canadá. O aplicativo chegou inicialmente em agosto de 2020, mas como um exclusivo do Fire TV, equipamento similar ao Chromecast fabricado pela Amazon.
Feed do TikTok na televisão
Segundo a BiteDance, o aplicativo TikTok TV é uma maneira de “vivenciar a alegria e a criatividade do TikTok juntos em casa”. Entre as funcionalidades do novo aplicativo, estão o suporte para os feeds “Seguindo” e “Para você” dos usuários, além dos vídeos mais curtidos e mais vistos em categorias específicas.
Os usuários também terão acesso à aba “Descobrir”, que tem a função de levar os usuários da rede social a conhecerem novos conteúdos e criadores dentro do aplicativo. A aba é alimentada com base no histórico de visualização e no comportamento anterior da pessoa dentro do TikTok.
O problema do formato
Algo que pode ser um problema ao pensar no TikTok na TV é o fato de os vídeos curtos da rede social chinesa serem gravados no formato 9:16, ou seja, na vertical. Já as TVs modernas são no formato 16:9 ou widescreen, ou seja, na horizontal.
Segundo a rede social, a chegada do TikTok TV abre a possibilidade de que os criadores possam criar conteúdos pensados para diferentes formatos. Além disso, a rede social também pensa em como fornecer um canal para a disponibilização de conteúdo em formato widescreen.
Fonte: Olhar Digital