Termine jovem, se possível, criança!

“Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, desde agora e para sempre!” (Salmos 131.3)

Precisamos de uma alma mais saudável. Não devemos nos ocupar ou nos preocupar apenas com nossa aparência, com nossos cabelos ou gordura abdominal. Não devemos ver a celulite e as rugas como as inimigas a serem superadas. Seria uma luta inglória, lamento lembrar! Devemos, sobretudo, nos ocupar de nossa alma, ter clareza de quem realmente somos e de quem devemos ser. A maioria não se ocupa da alma e por isso não encontra verdadeira satisfação na vida. No salmo 131 temos vários ensinos que precisam tornar-se parte de nossa vida e todos apontam para os cuidados que devemos ter com nossa alma. Precisamos de mais simplicidade e profundidade, próprias do amor, e não de complexidade e superficialidade, características do poder. A calma, e não a pressa. O reino que criamos tem valores invertidos em relação ao Reino de Deus. Para conhecermos a vida do ponto de vista de Deus precisaremos contradizer a vida do ponto de vista dos homens.

O salmista escolheu acalmar e tranquilizar sua alma (v.2) e é o que precisamos escolher. Ele se sentiu como uma criança recém amamentada e é esta a satisfação que buscamos em tantos lugares. Não é fácil encontrar satisfação em meio a um mundo cheio de insatisfações. Ela está em Deus e não a encontraremos senão nEle. Seguindo nossas ambições nos distanciaremos de nossa alma e de Deus. Nem saberemos de verdade quem somos e do que realmente gostamos. Seguiremos a multidão. Ignorar Deus e a própria alma são duas faces da mesma moeda. O Evangelho nos coloca diante de nós mesmos e de Deus. Vendo-nos pecadores podemos ver o Deus que perdoa pecadores. Nossa alma precisa de Deus como nosso corpo precisa de alimento, água, abrigo e carinho. Sem Deus nos tornamos nossos principais inimigos pois o mal sempre nos atinge de dentro para fora. Como afirmou Jesus, o que nos contamina vem do nosso interior (Mc 7.21-23) e faz mal tanto ao corpo quanto à alma. E ambos vão sendo destruídos.

Se queremos outro caminho para nossa vida, outra vida para nossa alma, então precisamos seguir o conselho do salmista e colocar nossa esperança em Deus, começando hoje e para sempre. Colocar no Senhor a esperança significa reconhecer que é nEle que está nossa verdadeira vida e que é vivendo segundo os princípios do Seu Reino que a vida fará sentido. É no amor e não no poder. No serviço ao próximo e não no individualismo. Na humildade e não no orgulho e presunção. O reino que criamos está cheio do que nos deixa vazios. Precisamos da presença e da comunhão com Deus. Precisamos praticar o amor a Ele sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Precisamos viver mais pela fé no Filho de Deus que nos amou e se entregou voluntariamente por nós (Gl 2.20). Nosso problema não são as rugas e o desgaste do corpo. Isso é inevitável. Nosso problema são as culpas e a fome da alma. Podemos ter alma de criança e viver nossa velhice, quando ela chegar, em plena juventude! Busquemos a Deus!

 

ucs

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui