Terminar e começar

“Ninguém deve guardar coisa alguma para a manhã seguinte, ordenou-lhes Moisés.” (Êxodo 16.19)

Esta foi a orientação dada para a celebração da Páscoa, a primeira delas, quando os israelitas estavam se preparando para deixar o Egito. Ninguém apostaria que no dia seguinte todos sairiam livres e ainda levariam algumas riquezas dos egípicios. Tudo aconteceria segundo Deus havia decido realizar. O cordeiro da Páscoa deveria ser comido e nada deveria ser guardado para o dia seguinte.

Chamo sua atenção neste último dia de 2020 para a expressão “ninguém deve guardar coisa alguma para o dia seguinte”. Terminar é muito importante e o calendário nos oferece esta oportunidade. Terminar nos pede para deixar coisas para trás e seguir livres. Amanhã começaremos um novo ano. As Escrituras dizem que basta a cada dia seu mal. Basta a cada ano seus males. É um bom momento para uma boa faxina existencial.

Uma escada deve ser limpa de cima para baixo, do contrário, será uma perda de tempo. Devemos limpar a vida e organiza-la a partir das cosias mais importantes. Comece pelo lado de dentro, comece por sua vida espiritual, por seu relacionamento com Deus. E, a partir de dentro, terá sabedoria para cuidar das demais coisas. Deixe para trás o que não ajuda sua fé e confiança em Deus. Deixe para trás as dúvidas sobre o amor e perdão de Deus. Ele sabe bem quem você é e ama você como jamais alguém poderá amar.

Lembre-se do maior de todos os mandamentos e do segundo semelhante ao primeiro. Use-os como parâmetro para suas atitudes e decisões. Deixe que o dever de amar seja o juiz de suas atitudes, de sua agenda e até mesmo da maneira como você lida com seus bens e riquezas.

Deixe para trás culpas. Confesse seus pecados. Mesmo que sejam aqueles que tantas vezes estiveram em suas confissões, mesmo que sinta-se um hipócrita por estar de novo confessando as mesmas coisas. Eu não sei explicar como Deus pode nos amar tanto assim e ser tão gracioso ao ponto de nos receber em confissão repetidas vezes e nos perdoar. Mas creia. Ele é assim. Por isso temos chance e ano que vem poderemos ser os santos que não fomos este ano.

Quanto às suas prioridades, talvez elas precisem ser revistas. Normalmente é preciso. Talvez precise mudar coisas de lugar e dar uma nova ordem à sua vida. Peça ajuda ao Espírito Santo. Ele é o personal organizer que você precisa!

Talvez deva ligar para alguém hoje ou enviar uma mensagem para pedir perdão por ter magoado, ainda que sem intenção. Ou quem sabe seja importante convidar a pessoa para uma conversa, para dar algumas explicações e tornar as coisas mais claras, desfazendo mal entendidos. Se é necessário, faça. Você não se arrependerá. Hoje é o último dia de 2020. O que puder fazer para seguir para o ano novo sem bagagens desnecessárias, sem pesos desnecessários, sem pendências que podem ser resolvidas, faça. E que possamos agir e reagir de forma melhor no próximo ano.

Feliz 2021. Que nele a boa obra de Deus se adiante em sua vida. Amém.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui