Tentação e maldade

“E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém” (Mateus 6.13)

Tentação e maldadeCair em tentação… certamente você sabe o que significa. Quem não vive o conflito entre o que deve e o que deseja? Eis a tentação. O poder do desejo não é algo com o que se deva brincar. Isso me lembra um ditado africano: “se não quiser comer o cozido, não destampe a panela”. Na oração de Jesus a tentação também tem lugar. Pedir para que o Pai não nos deixe cair em tentação deve nos fazer entender que temos o dever de não flertar com a tentação! De não nos colocar em situações que a facilitem. Vai aí um outro dito: “Há pessoas a quem o diabo tenta. Há outras que são uma tentação para o diabo”. Não dê mole!

Há algo que podemos fazer contra a tentação. Não é muito, mas há. E devemos fazer. Devemos resistir e, de preferencia, evitar “destampar a panela” ou “tornar-se uma tentação para o diabo”. Mas devemos ter em mente o quanto precisamos da ajuda do Pai. Jesus fala de não cair em tentação e de ser liberto do mal. A tentação é a atração que algo impróprio exerce sobre nós. O mal refere-se a intenções malignas que podem nos governar: ambição desmedida, egoísmo, ira, hipocrisia, segundas intenções, inveja, orgulho… e tantas outras coisas. Pecamos quando agimos mas também quando abrigamos a semente do pecado dentro de nós – más intenções.

Superar tentações e estar livre do mal é tão necessário para a vida quanto o pão de cada dia e o perdão que precisamos receber de Deus e oferecer ao próximo. A oração de Jesus nos coloca diante de tudo isso. A fé cristã não é fé para determinado dia e local. Não diz respeito apenas a alguns aspectos de nossa vida, mas a toda nossa vida. Ser cristão é viver a fé cristã 24×7, em aspectos pessoais, familiares e profissionais; tanto em nossas ações quanto intenções. Somente sob os cuidados daquele a quem pertencem glória, honra e poder seremos bem sucedidos. Façamos da oração um apoio para sermos cristãos verdadeiros e não apenas para pedirmos favores a Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui