TENHAMOS CUIDADO

“O Senhor diz: Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens.” (Isaias 29.13)

Paulo em sua carta aos cristãos de Roma, no capítulo 15, verso 4, afirmou: “Tudo que foi escrito anteriormente, para nosso ensino foi escrito”. Portanto, ao ler as Escrituras devemos nos incluir na leitura. Devemos tirar proveito daquilo que, no passado, homens e mulheres viveram, experimentaram, seus erros e acertos. Há muita vida nos textos bíblicos, muito para aprendermos e amadurecermos como cristãos. Dito isso, convido você a avaliar sua fé e sua vida como cristão. Hoje é domingo, dia em que tradicionalmente nos reunimos para cultuar. Pena que muitos deixaram de dar o devido valor a este momento. Já no primeiro século o escritor da carta Aos Hebreus, advertiu seus leitores: “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.” (Hb 10.25) Mas há um outro tipo de afastamento que aqueles que vão ao templo devem ter cuidado para que não o caiam nele!

O profeta Isaías profetizou a respeito deste afastamento. Ele acontece quando lábios e coração seguem caminhos diferentes. Sim, é possível ter o corpo no templo, reunido como igreja, e o coração longe de Deus. Sim, é possível falar coisas que agradam a Deus e viver de maneira contrária à vontade de Deus. Devemos ter cuidado, pois essa dicotomia é uma grave enfermidade espiritual. Com o tempo ela nos deforma e deforma a visão que temos de Deus e do outro. É bom lembrar que existe uma conexão entre o tipo de relacionamento que temos com Deus e o tipo de relacionamento que temos com as pessoas. É bom lembrar que o princípio básico da vida com Deus, da vida de quem o honra com os lábios e o coração está perto de Deus é o amor. Somos levados a amar melhor e mais. Nossa família, nossos amigos, nossos irmãos, os desconhecidos e até aqueles que se fazem nossos inimigos.

Se aconteceu com o povo de Israel, também pode acontecer conosco. E tem acontecido. Os sinais estão dentro de nossas casas, no tipo de relacionamento que temos. Estão nas igrejas, no tipo de comunidades que formamos. Está na sociedade, nas cidades, nos bairros, onde há tantas igrejas, tantos cristãos, mas cuja vida não avança a justiça não prevalece o amor e o perdão não imperam. Há muitos sintomas e precisamos realizar o nosso autoexame. Mais que isso, precisamos solicitar um exame do alto, aquele que somente o Espírito Santo pode realizar. Aquele que revela as diferenças entre os lábios e o coração. Devemos ter cuidado. Todo desvio e afastamento não acontecem da noite para o dia. Ele é gradual e constante. Pouco a pouco nossos lábios e nosso coração seguem caminhos opostos. Tenhamos cuidado. Não devemos nos contentar com regras ensinadas por homens. Somos herdeiros do Evangelho de Jesus, que dá vida abundante. Que esta vida que vem dele seja vivida e manifestada por nós.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui