O município de Prado, na Bahia, é um dos melhores lugares para se avistar saltos de baleias Jubartes. As Jubartes buscam em nosso município, temperaturas mais amenas a fim de se reproduzir. Elas saem das águas frias da Antártica e nadam mais de 4 mil KM, até o extremo sul da Bahia.
De acordo com a secretária de Turismo, Cultura e Esporte, Iracema Ribeiro, o mês de junho, já é possível avistar em alto-mar as baleias jubarte, que chegam alcançar 16 metros de comprimento e cerca de 40 toneladas. “O turismo de observação de baleias (whale watching) em nosso município, vem crescendo a cada temporada, além disso, a prática movimenta a economia local, gera renda e emprego, estimula a atividade de serviços e incentiva os setores hoteleiro, gastronômico e as agências de viagens que oferecem pacotes exclusivos. A expectativa é que passe em nossa faixa litorânea cerca de 21 mil baleias Jubarte”, disse.
As empresas do trade que trabalham com o turismo de observação de Jubarte já se preparam para receber os turistas. É o caso da Cataventotour, que já está preparada para receber os turistas que chegam em nosso município. De acordo com o empresário Daniel Gonçalves dos Santos, a empresa segue todas as regras do turismo de observação de baleias em águas brasileiras.
“A Cataventotour oferece pacotes para a observação. Vale ressaltar que o município de Prado, é um dos melhores lugares para se avistar as baleias. “Já estamos nos organizando para receber os turistas que vêm para a nossa cidade, contemplar à Jubarte”, afirmou Daniel.