A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) aumenta a umidade em grande parte da região Nordeste, nessa sexta-feira (18/1).
No sul da Bahia, além do aumento da umidade, uma frente fria se aproxima. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, nestas áreas, são esperadas pancadas de chuva fortes e volumosas.
Pelo interior baiano, no centro-sul do Maranhão e do Piauí, o predomínio é de muitas nuvens intercalando breves períodos de sol e possibilidade de chuva a qualquer hora, que em alguns momentos pode ser forte.
Nas demais áreas nordestinas, por causa do calor e da alta umidade, as nuvens de chuva se formam com facilidade e chove a partir da tarde de forma rápida e isolada.
No sábado (19), a presença de uma frente fria mantém a instabilidade e o alto o risco de chuva forte e volumosa no sul da Bahia.
Pelo interior baiano o sol aparece, mas sempre entre muitas nuvens e chove a qualquer hora.
Nas demais áreas do Maranhão e do Piauí, nas áreas de agreste e sertão, as pancadas de chuva ocorrem a partir da tarde de forma rápida e isolada. O calor continua em toda a região.
No domingo (20), a instabilidade diminui e o sol reaparece entre muitas nuvens, mas ainda há risco de chuva forte no litoral sul baiano.
Pelo interior e oeste da Bahia, e na costa leste e norte do Nordeste, chove a qualquer hora. No norte da Bahia, o sol aparece mais forte e há previsão de chuva a partir da tarde.
Na Chapada
A chuva que ameaçava cair na região da Chapada Diamantina nesses últimos 30 dias finalmente desabou na quinta-feira (17) para amenizar o calor e o clima seco que assolava os municípios, de acordo com relato do Jornal da Chapada.
Mesmo fina e por pouco tempo, a chuva já melhorou o cenário desolador da seca, inclusive no que se refere aos focos de incêndios florestais que castigavam a região e os seus pontos turísticos por toda uma semana.
Os brigadistas voluntários da Chapada conseguiram controlar o fogo no sábado, dia 12 de janeiro, e já estavam trabalhando nas ações de rescaldo para evitar novos focos.
Na quinta houve relatos de chuvas em
— Andaraí
— Boa Vista do Tupim
— Iaçu
— Itaberaba
— Itaetê
— Lençóis
— Mucugê
— Nova Redenção
— Palmeiras
— Piatã
— Wagner
Fonte: Tribuna da Bahia com matéria original do Jornal da Chapada