Temóteo Brito entrega Lacen com rede elétrica reformada e pleno funcionamento dos equipamentos

Temóteo Brito entrega Lacen com rede elétrica reformada e pleno funcionamento dos equipamentos. Fotos Ascom

O prefeito Temóteo Alves de Brito fez a entrega da reforma estrutural e investimento em equipamentos do Lacen de Teixeira de Freitas na manhã desta segunda-feira, 12 de novembro. Após a mudança na rede elétrica houve um aumento de 300 % na produtividade do laboratório. Antes a rede elétrica não suportava manter todos os equipamentos ligados, e com isto o número de exames realizados era de 10 mil por mês, e agora chega a 40 mil.

“Estive neste Laboratório há meses atrás e me foi relatada a situação crítica que vinham enfrentando. Prontamente tomamos as primeiras medidas com geradores de energia, mas contratamos a engenharia elétrica para avaliar a situação e iniciar o serviço necessário, sabemos da importância do Lacen para nosso município e o nosso compromisso é continuar fazendo, como fizemos, tudo que for necessário para que ele esteja plenamente funcionando”, destacou o prefeito.

Durante a entrega, junto com os secretários, vereadores e demais autoridades, o prefeito Temóteo Brito visitou todos os setores e conversou com os funcionários da unidade. “Parabenizo a cada um de vocês pela dedicação em fazer o melhor que podem, sabemos que todo grande trabalho precisa de uma equipe empenhada como vocês são”.

A expectativa da direção da unidade é que no próximo ano o número de exames cresça ainda mais. Segundo a diretora do Lacen, Junia Garcia, ações estão sendo planejadas para aperfeiçoar a logística e diminuir o tempo das análises. “Queremos voltar a fazer a coleta dos materiais dos pacientes nas unidades de saúde e informatizar a entrega de resultados na própria UBS. Assim, vamos agilizar o processo e dar mais comodidade às pessoas que não terão mais que se deslocar até o Lacen, para fazer a coleta, e receber os resultados”, explicou a Junia.

Além do planejamento feito para o ano que vem, o Lacen de Teixeira Freitas está aguardando a chegada de mais um equipamento de última geração. A unidade recebeu do Ministério da Saúde, em parceria com a Microsoft, um equipamento de PCR – Reação em Cadeia de Polimerase -, que diminui de 40 dias para apenas duas horas o tempo de diagnóstico da tuberculose.

Para o secretário de Saúde, Max Almeida, o Lacen conseguirá diminuir a demanda reprimida de exames laboratoriais que existe. “Estes investimento melhoram o atendimento à população e diminuem o tempo de espera dos resultados. Nossa gestão pretende melhorar ainda mais estes serviços importantíssimos para a melhoria da qualidade de vida da população”, destacou .

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui