A Escola Municipal Gessé Inácio do Nascimento passou a contar com um trabalho pra lá de especial que tem ajudado a transformar a realidade das salas de aula em Teixeira de Freitas.
A partir desta segunda-feira, 16 de março, começaram os atendimentos do projeto “Aprendendo a transformar a mente”, que oferece aos alunos uma escuta voluntária, conduzida por profissionais formados.
Na última sexta-feira, dia 13, um Chá com Prosa no pátio da instituição marcou, oficialmente, a concretização da parceria.
A coordenadora e idealizadora Josélia Nascimento, que também é psicanalista, ressaltou a importância das escutas diante do cenário das escolas em geral e apresentou aos voluntários a sala de atendimento preparada para o exercício.
Segundo o diretor da escola, Aziel Santos, cerca de um terço dos estudantes devem ser envolvidos com o projeto. Ele acrescentou que a parceria soma aos encaminhamentos já atendidos pelo poder público municipal.
“A ideia de ter um projeto dentro da escola nos empolgou muito, pois todos os problemas sociais enfrentados nas comunidades são trazidos para cá. Desemprego, famílias desestruturadas, problemas de saúde etc. Então esse projeto nos ajudar a cobrir essas lacunas, aproximando mais os alunos ao serviço”, comentou Aziel.
A Escola Gessé tem mais de 900 alunos matriculados, com faixa etária de 11 a 18 anos, distribuídos do 6º ao 9º ano, nos turnos matutino e vespertino.
Inicialmente, construída para atender às famílias do bairro Redenção, atualmente recebe uma demanda de 26 outras localidades.
O projeto
A ideia surgiu na Escola Clélia das Graças, no fim de 2018. De lá para cá, centenas de alunos já receberam atendimento psicológico voltado para a prevenção e superação de dificuldades emocionais em vários aspectos.
O projeto tem ganhado notoriedade por sua pertinência e resultados observados tanto na escola quanto na família. O grupo conta com mais de 20 profissionais atuando diretamente.