Na manhã desta terça-feira (26), o Sindicato dos Bancários do Extremo Sul (SindBancários) realizou um ato de protesto contra a Medida Provisória (MPV) 905/2019, lançada pelo governo federal.
Em frente à agência do Banco do Brasil, na avenida Getúlio Vargas, em Teixeira de Freitas, foi feito um trabalho de panfletagem e fixação de cartazes, com o auxílio de equipamento de som.
Segundo Thomaz Andrade, diretor do Sindicato dos Bancários, acontece hoje uma rodada de negociação com a federação nacional dos bancos.
Ele lembra que a MP não afeta apenas os bancários, mas também direitos de outras categorias.
O aumento da jornada de trabalho dos bancários e a possibilidade de abertura dos bancos aos sábados estão entre as mudanças estabelecidas na MP.
Entre os críticos à medida, afirma-se que governo usou o pretexto do incentivo à criação de empregos para jovens para promover uma nova etapa da reforma trabalhista.
O texto promove várias alterações na legislação, afrouxando regras ou dando fim à obrigatoriedade de registro profissional e de projetos prévios, por exemplo.
Ainda conforme o diretor do sindicato, o ato em Teixeira de Freitas é programado como ação pacífica e conscientizadora e não altera o funcionamento da agência do Banco do Brasil.