Teixeira registra aumento de 565% nos casos da covid-19 em junho; BA tem 6.172 casos ativos

Município está em “situação de alerta” para o novo coronavírus

Teixeira registra aumento de 565% nos casos da covid-19 em junho; BA tem 6.172 casos ativos
Teixeira de Freitas. Foto ilustrativa/ Wesley Morau

Reportagem exibida em emissora de TV confirmou o que já sabíamos: os casos da Covid-19 voltaram a subir em Teixeira de Freitas. De 1º a 22 de junho foram registrados 133 novos casos, nestes, 75% se concentram entre segunda e quarta-feira dessa semana. Se comparados os números de maio e junho, Teixeira teve um aumento de 565% nos casos da doença.

Teixeira registra aumento de 565% nos casos da covid-19 em junho; BA tem 6.172 casos ativos
Boletim de 20.6 traz o alerta. Foto: Ascom

A informação não pegou muita gente surpresa, uma vez que a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, voltou a divulgar o boletim epidemiológico diário, no qual traz um alerta – o Município está em “bandeira amarela”, como traz o boletim dia 20 de junho; o que representa “situação de alerta” para o novo coronavírus.

Teixeira registra aumento de 565% nos casos da covid-19 em junho; BA tem 6.172 casos ativos
Boletim mais recente

Os dados mais recentes apontam 44 novos casos no dia 23 de junho. No mesmo dia, Teixeira tinha 99 casos ativos, ou seja, pessoas com capacidade de transmitir o vírus.

Voltando à reportagem, ela evidencia números preocupantes. Ainda, segundo estatísticas da matéria exibida no dia 22 de junho, nos meses de maio e abril houve uma queda no número de casos, chegando momentos em que não havia registros diários. O Boletim Epidemiológico deixou de informar diariamente o número de casos, devido à melhora do cenário no município, ficou sendo semanal, no entanto, foi reativado essa semana por causa do aumento de casos.

O diretor da Vigilância em Saúde de Teixeira de Freitas, Sandro Calefi, explicou a taxa de disseminação da doença do município. “Para cada mil pessoas, 8.1 se contaminam com a covid-19. Então, isso é uma realidade diferente do mês de maio, onde tivemos 20 notificações”.

A reportagem aponta que a busca por testes do novo coronavírus tem aumentado cada vez mais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Diante do aumento no número de casos, Sandro Calefi orienta medidas que possam ajudar a prevenir a contaminação.

“A Vigilância Epidemiológica recomenda o retorno da utilização de máscaras por parte da população. Foi criada uma estratégia que a partir de quarta-feira, 22 de junho, todas as Unidades de Saúde da Família [postinhos] estão atendendo usuários com sintomas respiratórios e testagem de covid-19, de 15 às 17h”, explica Sandro Calefi.

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, “não há pacientes na enfermaria e há um paciente internado na UTI no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Na UPA não há paciente e, na UMMI, há dois pacientes internados. Lembrando serem internadas na UMMI puérperas, gestantes e crianças”.

Situação na Bahia

O crescimento nos casos em Teixeira de Freitas segue a tendência do Estado. A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 1.903 casos de Covid-19 e um óbito pela doença, segundo dados divulgados na quinta-feira (23), pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Além disso, o Estado possuí 6.172 casos ativos.

E também na quinta, a Secretaria Municipal da Saúde do Prado confirmou mais uma morte de um morador com infecção pelo vírus da covid-19. A vítima é um homem com mais de 80 anos e morador da Comunidade Pontinha.

Vacinação

Até o momento temos 11.618.697 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.679.759 com a segunda dose ou dose única, 6.234.554 com a dose de reforço e 591.891 com o segundo reforço.

Do público de 5 a 11 anos, 965.900 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 545.807 já tomaram também a segunda dose.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui