Entrevista exclusiva/ Ronaldo Cordeiro (presidente da câmara municipal de Teixeira de Freitas)
No último dia 03 de janeiro, logo após a posse, o Jornal O Sollo bateu um papo com o novo presidente da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas, Ronaldo Cordeiro, mais conhecido como Ronaldo Baitakão, que ganhou o codinome quando iniciou sua carreira com empresário do ramo de alimentação com a lancheria “O Baitakão”, especializada em cachorro quente, que teve grande destaque na Teixeira de Freitas dos anos 90. Cristão convicto, Ronaldo, que é casado (e muito bem casado, ele diz) com Lísia Sonali Barreto Andrade Cordeiro e tem 3 filhos (Ronaldo Filho, Rodrigo e Dácia), falou sobre sua trajetória política e o trabalho desenvolvido durante os dois mandatos no Legislativo e sobre os projetos para essa nova legislatura, no comando da Casa. A entrevista foi concedida a Jadilson Moraes.
Trajetória
RB – Fui eleito pela primeira vez para exercer o mandato de vereador em 96, ganhando a eleição com 553 votos. Fizemos um trabalho bonito, fui pra reeleição, obtendo novamente uma votação expressiva do eleitor teixeirense, que me honrou desta feita com 863 votos, aproximadamente 50% da votação anterior. Nessa segunda gestão (2001/2004) fizemos um trabalho brilhante, onde muitos projetos foram executados, muitos projetos foram aprovados, o que nos rendeu um destaque na Revista Isto É como o vereador mais popular do município (2001), o que atribuo ao meu comprometimento com as coisas que prometia, fazendo todos os esforços, até mesmo fazendo investimento pessoal para realizar as coisas às quais me propunha, cumprindo o que prometia sem deixar nunca nada para trás. Foram muitas conquistas nessa gestão, que levaram o prefeito da época,Wagner Mendoça, a me convidar para ser o seu sucessor, disputando a eleição majoritária, mas chegando ao final com algumas dificuldades. Não logramos êxito mas deixamos a nossa marca de político autêntico, já que enfrentamos os percalços de uma campanha que talvez outros deixassem pra trás, sem fraquejar, levando a candidatura até o fim, ganhando com isso a credibilidade do cidadão teixeirense. Em 2008 participei do pleito como vice do candidato Uldurico Pinto, voltando agora como vereador.
Novos tempos
RB – Dessa vez, antes de lançarmos a nossa candidatura, procuramos organizar o partido (PSC) que já tinha um representante na Câmara, o vereador Júlio Garotinho, e agora elegeu dois vereadores, eu e o Domingos Donato, com uma votação razoavelmente boa, apesar de ter uma expectaviva maior que não se cumpriuo que eu reputo ao grande número de candidatos e ao fato de ter ficado quase oito anos sem mandato eletivo (mas não distante do povo). Mesmo assim, pelo carinho e pelo vínculo que mantivemos com a população, garantimos 1215 votos, que nos levaram de volta à Câmara. Essas duas cadeiras no Legislativo teixeirense, fruto de uma coligação muito bem amarrada com o PTN, que garantiu cerca de 13.500 votos distribuídos equitativamente entre as legendas e agora a eleição da Mesa Diretora, fortaleceram o partido, que sai destas eleições com mais envergadura,podendo alçar vôos mais altos.
A formação da chapa foi feita a partir de um consenso entre doze vereadores, que apresentaram quatro nomesinicialmente, chegando depois a um consenso em torno do meu nome para encabeçá-la. Deixo aqui o meu agradecimento a todos os companheiros que entenderam a minha mensagem e tudo aquilo que conversamos sobre a maneira que trabalharíamos para fortalecer o exercício do mandato do vereador e a imagem da Câmara, além de nos esforçarmos na busca de inovações e para trazer o cidadão para perto do vereador, a fim de, juntos, trabalharmos pelo crescimento da cidade e desenvolvimento da região.
Relação Câmara (PSC) / Prefeito do PT
RB – Essa relação dar-se-á de forma muito coerente, pois nós estamos abertos para isso. Faremos o nosso papel fiscalizador, é fato, mas de maneira responsável, porque eu vejo também que o prefeito João Bosco tem demonstrado pra nós nos seus discursos antes da eleição e depois da eleição, na posse, que irá buscar um bom entendimento com o Legislativo pelo bem de Teixeira de Freitas.
Posição da nova Câmara em relação ao legislativo
RB – Nós entendemos que os poderes têm que ser harmônicos, mas independentes. Não quero aqui fazer nenhuma crítica ao Legislativo anterior, mas o cidadão teixeirense deixou muito clara a sua posição, praticamente rejeitando os nomes que atuaram na última legislatura, reelegendo apenas um dos onze vereadores. Então, nós vamos procurar trazer as inovações necessárias e trabalhar incansavelmente para moralização do Legislativo. Esse sempre foi o meu perfil e eu não tenho dúvida que essa nova Câmara vai trazer um grande diferencial. Teixeira está esperando por isso.
Projeto político do PSC para 2014
A nível nacional, o partido tem o projeto de lançar um candidato a presidente da República e consequentemente um candidato a Governador e os municípios vão estar distribuindo seus candidatos a deputados estaduais em diversas regiões, onde o partido vem tendo um crescimento expressivo com oito prefeitos eleitos, 17 vice prefeitos e 50% de aproveitamento de candidatos a vereador. Aqui em Teixeira temos um diretório competente, que estará fazendo um trabalho em prol do crescimento e fortalecimento da legenda, de olho no futuro.
Considerações finais
RB –Agradeço ao jornal o Sollo e especialmente a Jadilson Moraes, nosso amigo, nosso irmão, esse importante espaço para expor as nossas idéias e agradeço a Deus por nos conceder a oportunidade de exercer tão honrosa missão. Agradeço também ao companheiro Levy, presidente do partido, pelo apoio constante e inestimável à nossa candidatura. Quero garantir que vamos estar trabalhando para que o nosso mandato como vereado, e também presidente da Câmara, represente um resgate da credibilidade e promova uma gestão de resultados, para que possamos desenvolver projetos que venham beneficiar as comunidades que compõem o nosso extenso município.