Nos dias 12, 19 e 25 de novembro, vários veículos de imprensa se fizeram representar por seus titulares em reunião para a criação da Associação de Imprensa do Extremo Sul da Bahia. A proposta que norteou essa iniciativa teve por base o fortalecimento dos profissionais de comunicação e seus veículos. As duas primeiras reuniões serviram para lançar e aplainar a ideia da associação, servindo para designar quem ficasse encarregado de confeccionar os estatutos e outras medidas mais práticas. Na reunião do dia 25, acontecida na Rádio Sucesso, surgiu a ideia de uma eleição que indicasse o presidente e demais membros de diretoria. Houve, porém, um consenso e foi formada uma comissão com três membros, que irá administrar a Associação. Junto com essa comissão, haverá a participação de mais membros. Esse modelo irá instalar a Associação e administrá-la nos dois próximos anos, quando então haverá a eleição de diretoria. Na mesma reunião, os participantes aprovaram a sigla AIESBA (Associação de Imprensa do Sul da Bahia), aprovaram os estatutos e deram como criada a associação, primeira entidade de imprensa do Extremo Sul que estará defendendo as causas da imprensa livre e dos direitos dos profissionais.
Na reunião de 29, a ideia inicial foi a proposição de duas chapas, que concorreriam á direção. Apresentaram-se como candidatos a presidente o locutor Lucas Rocha (Lucas Bocão) e o colunista Érico Cavalcanti. Por sugestão de um dos condutores da sessão, Ezequias Alves, os dois futuros candidatos se reuniram, tentando estabelecer uma chapa única de consenso. Foi aí que surgiu a ideia, vinda do colunista Érico Cavalcanti, de ser formado um grupo de três que administrasse a entidade. O nome do diretor da Rádio Sucesso, Leco Gomes, foi sugerido e aceito para ser esse terceiro nome. Assim foi feito e assim ficou formada a diretoria:
Coordenadores: Érico Cavalcanti Ledo (colunista), Lucas Rocha (Rádio Cidade) e Leco Gomes (Rádio Sucesso).
Secretária: Neuza Brizola (Portal Extremo Sul)
Tesoureiro: Fabrício Lima (Rádio Sucesso)
Conselheiros: Amadeu Ferreira (Jornal Tribuna do Esporte e Rádio Difusora), Ary Vieira (site Teixeira Agora), Edivaldo Alves (Rádio Liberdade e portal Liberdade News).
Suplentes: Fábia Brizola (Portal do Extremo Sul), Joris Bento (Portal N3), Luscivânio Lopes (Portal SBN).
Um dos coordenadores da AIESBA, colunista Érico Cavalcanti, afirmou: “Estamos assumindo uma responsabilidade enorme de fazer a Associação existir de fato. Vamos lutar para conseguir que todos os profissionais da imprensa façam parte dela, imbuídos da ideia do fortalecimento da imprensa livre regional”.