Teixeira: Presidente da CDL fala sobre o Destaque Empresarial 2011

O Prêmio Destaque Empresarial 2011 vai acontecer no dia 14 de abril, um sábado. Tradicional, há 20 anos, o Prêmio Destaque Empresarial mostra as empresas mais lembradas no ano pesquisado. Sobre essa edição do Prêmio, a reportagem do Sollo entrevistou o presidente da CDL, Gedemárcio Guimarães, o anfitrião da festa. Confira:

O SOLLO – Como surgiu o Destaque Empresarial?

GEDEMÁRCIO GUIMARÃES – Há 20, 22 anos, vinham para cá empresas de pesquisas de outros estados e de dentro da Bahia, que, aleatoriamente, realizavam o evento, sem que soubéssemos como funcionavam as escolhas, quais eram os critérios. Essas empresas que realizavam os prêmios contemplavam algumas empresas da cidade. Para se ter uma ideia, houveram empresas que, até por telefone, avisavam que fizeram uma pesquisa e que a firma teixeirense fora pesquisada e premiada.

Nessa época, Jadilson Moraes era diretor Distrital da Federação, ele se reuniu com os 3 presidentes das entidades, CDL, SINCOMÉRCIO E ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, e esses presidentes resolveram criar um prêmio que fosse literalmente de Teixeira de Freitas. Tudo começou muito simples, muito pequeno, pois a cidade ainda era pequena, não existia uma quantidade de segmentos significativa. Com o tempo, o prêmio foi crescendo. Foi preciso um ponta pé inicial, que foi dado por Jadilson Moraes, por Tabajara, então presidente da Associação Comercial, por Fernando Viana, então presidente do SINCOMÉRCIO, e outros que começaram o movimento. As três entidades abraçaram o Prêmio que estamos realizando até hoje.

O SOLLO – Quantos anos o Destaque Empresarial está completando?

GEDEMÁRCIO – Está completando 20 anos, agora, em 2012. Para nossa alegria, a coordenação, esse ano, é nossa, da CDL, sempre com o apoio das outras entidades e do SEBRAE.

O SOLLO – Quais as entidades que realizam o Prêmio?

GEDEMÁRCIO – A realização do evento, da festa, é de responsabilidade do SINCOMERCIO, da ASSOCIAÇÂO COMERCIAL e da CDL. O SEBRAE é responsável pela pesquisa de opinião pública, uma pesquisa de rua, com cem questionários, com pessoas de níveis culturais diversos respondendo às questões, incidindo sobre os diversos bairros da cidade e pelo centro. Teixeira é uma cidade com 145 mil habitantes e o Prêmio contempla 120 segmentos.

A abrangência da pesquisa é bem significativa, e é feita por amostragem. Uma pesquisa de recall, o que significa dizer que é uma pesquisa de memória, de qual empresa a população se lembra quando é perguntada. É uma pesquisa onde as pessoas lembram a marca. Não estamos premiando a melhor empresa, mas a mais lembrada, uma marca que ficou na memória da população.

O SOLLO – Onde vai acontecer a festa de entrega do Prêmio?

GEDEMÁRCIO – A festa será no Cenarium Eventos, dia 14 de abril, a partir das 20h. Será uma festa bonita e maravilhosa, premiando 120 segmentos.

Cumpre notar que houve empate em alguns segmentos e que nem todas as indicadas estão participando. Então, teremos entre 113, 115 participando. Temos, ainda, os Destaques Especiais. Nesses destaques, importantíssimos, temos o Empresário do Ano, a Empresária do Ano, pessoas que se destacaram com suas empresas dentro da comunidade. Temos ainda os Destaques Humanitários, como a Empresa Cidadã, aquela que participou com algum tipo de serviço social, que nesse ano foi o Sr. Permíndio, com a Associação dos Idosos. Precisamos premiar as pessoas, que se empregam e se entregam a um trabalho social importante.

O SOLLO – Gedemárcio, suponhamos: uma empresa ganhou como Destaque Empresarial. Ela não tem condições financeiras de ir à festa, de pagar pela mesa. Como a empresa não pode ir, o prêmio será dado à empresa que conquistou o segundo lugar no segmento ou será entregue, de outra maneira, ao primeiro lugar?

GEDEMÁRCIO – Segundo o estatuto, nós só premiamos o primeiro lugar. A festa é promovida pelas entidades, que não têm cacife financeiro para bancá-la. Cada empresa contemplada compra uma mesa e esses recursos são para bancar o evento.

O fato é que, se o primeiro colocado não for participar do evento, ele recebe o seu certificado da mesma forma, a custo zero, que nós iremos entregar na empresa dele. Agora, pode acontecer de uma empresa ser contemplada e não ter o CNPJ, quer dizer, ela não é uma empresa e nós não entregaremos o prêmio.

Jamais iremos ao segundo colocado de um segmento dizer: você é o segundo colocado e vai receber o prêmio porque o primeiro não participou.

Quero colocar aqui o agradecimento àquelas pessoas que entenderam o nosso propósito e o sentido da festa. Muitos colegas comentam comigo que os empresários se encontram de Destaque em Destaque. É, então, uma oportunidade de todos se encontrarem e um estímulo para as empresas que foram contempladas e até para as que não foram, para que elas estudem onde precisam melhorar. Agradecemos às empresas que estarão conosco dia 14, será uma belíssima festa e esperamos contar com todos.

O SOLLO – Para terminar, o que, na opinião da CDL, significa o Destaque Empresarial para Teixeira de Freitas nos dias de hoje?

GEDEMÁRCIO – Eu já estou atrás de um terno e um sapato para comprar. Creio que todas as mulheres e todos que vão participar desse prêmio já estão atrás de uma loja para comprar uma joia, uma bijuteria, um sapato, uma calça. Existe por trás de tudo isso uma venda, uma movimentação e crescimento de venda no comércio, sem dúvida. Com esse prêmio, além de sua importância social e de projeção, conseguimos movimentar o comércio, fomentar a venda em todos os segmentos. A cada evento desse realizado eu tenho certeza que o resultado, em todos os sentidos, é plenamente positivo.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui