Teixeira: Prefeitura apresenta projeto para modernização do trânsito

Teixeira: Prefeitura apresenta projeto para modernização do trânsito“Precisamos devolver a cidade para as pessoas”, com este conceito a doutora Cristina Aragón abordou a questão do trânsito de Teixeira de Freitas.

O projeto para modernização do trânsito, que está sendo elaborado pela Prefeitura/Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, por meio do Escritório de Mobilidade Sustentável foi apresentado a comunidade na tarde desta segunda-feira (24), no auditório do Ifa. O projeto tem caráter participativo e, após a apresentação, os presentes tiveram oportunidade de fazer comentários e sugestões às indicações propostas.

O projeto está sendo construído para garantir o tráfego seguro para todos os usuários, veículos motorizados, não motorizados e pessoas. A ideia é melhorar o gerenciamento do trânsito, contribuindo para a democratização do espaço. As soluções vão desde a modernização do sistema semafórico à mudança de sentidos para veículos comuns e alteração da rota para veículos pesados. As alterações visam, prioritariamente, a Avenida Getúlio Vargas e as vias da região central. Além das mudanças físicas, a equipe expôs uma minuta de decretos para normatização, por exemplo, de carga e descarga, além de abordar e desvio do trânsito pesado.

Tendo em vista a promoção da mobilidade sustentável, a reorganização das vias está sendo pensada, também, para a circulação de ciclistas e pedestres. Segundo a analista de transportes e trânsito Cristina Aragon “nós identificamos um número expressivo de bicicletas”, uma saída sustentável e saudável para vários problemas urbanos. Para esta finalidade, a proposta é a adoção de espaços compartilhados, com vias funcionais e esteticamente planejadas.

O prefeito João Bosco, o secretário de Segurança com Cidadania coronel Bartolomeu Calheiros, a secretária de Habitação Erlita de Freitas, da Indústria e Comércio Valter Barbosa, do Planejamento Rogério Augusto, de Saúde Eujácio Dantas, de Administração Marcílio Goulart, de Comunicação Paulo Costa, de Infraestrutura e Agricultura Henrique Gonsalves empresários, mototaxistas, Polícia Militar, Conselho Municipal de Trânsito, Guarda Municipal de Trânsito, entidades do comércio, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e outras entidades, acompanharam e participaram da projeção futura do trânsito em Teixeira de Freitas.

O workshop marcou a primeira etapa do trabalho, feito na av. Getúlio Vargas. Nos próximos meses o campo de atuação da equipe de engenheiros, analistas e arquitetos, será a região central da cidade. “Eu tenho certeza, que esta mudança no trânsito, aliada à extensão do projeto de vídeo monitoramento, representará um marco e uma quebra de paradigmas para a nossa Teixeira de Freitas”, concluiu o secretário de Segurança com Cidadania, Cel. Bartolomeu Calheiros. O projeto de

modernização do trânsito, mobilidade e sustentabilidade conta com a participação da arquiteta urbanista Socorro Fialho, da analista em trânsito e transporte Cristina Aragon e do Engenheiro de Tráfego Clement Vialle.

Fonte: Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui