As estratégias do projeto de desenvolvimento sustentável para 13 municípios do extremo-sul da Bahia estão sendo apresentadas nesta quinta-feira (31), em Teixeira de Freitas, durante o lançamento oficial, pelo governador Jaques Wagner, do Plano de Desenvolvimento da Costa das Baleias. Na ocasião, o governador participa também do lançamento da pedra fundamental do Centro de Educação Agroflorestal.
A execução do plano se dá em três etapas. A primeira, realizada nesta quinta-feira, é o lançamento oficial da iniciativa, e será seguida pela implantação da estrutura de governança e da formação e pela efetivação da parceria público privada.
Para Wagner, assim como houve sucesso no combate ao trabalho infantil e ao roubo de madeira para a produção de carvão na região, o plano será importante na superação de outros desafios. “As empresas que se instalaram aqui desenvolvem e geram empregos. Precisam também nos ajudar a pensar no território. Fizemos um diálogo entre os municípios da região, as empresas e o Governo do Estado e elaboramos um plano de desenvolvimento da Costa das Baleias como um todo”.
O Plano de Desenvolvimento da Costa das Baleias/Codes foi elaborado por meio do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), em parceria com a ArcelorMittal, Fibria e Suzano Papel e Celulose. As estratégias incluem os objetivos, parcerias, metas e indicadores para a região que compõe o território.
A apresentação contempla os diversos aspectos do plano: crescimento econômico, apoio aos pequenos empreendedores, geração de emprego e renda, qualidade de vida, equilíbrio social, de gênero, étnico e racial, equilíbrio sócio-territorial e fortalecimento das identidades culturais da região.
Fonte: Secom