Teixeira: Orquestra e Coral 9 de Maio comemorará seu primeiro aniversário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O governo municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, é apoiador institucional do II Encontro de Cordas do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED), que acontece de 8 a 11 de outubro. O evento, em conformidade com a filosofia do governo municipal de democratizar o acesso à cultura e educação, promoverá cursos e concertos de música clássica abertos à comunidade e marcará o primeiro ano da Orquestra e Coral 9 de Maio, lançados em 2013.

Os profissionais convidados, músicos renomados dentro e fora do país, ministrarão cursos e oficinas voltados para a técnica musical, cujo público alvo principal será os estudantes da rede pública municipal de ensino que participam do projeto Orquestrando Futuros do governo municipal de Teixeira de Freitas/ICED. As atividades pedagógicas e artísticas acontecerão durante o dia, envolvendo os instrumentos violino, viola, violoncelo e contrabaixo, que integram a família das cordas sinfônicas, e neste ano terão também atividades de canto, trompete, oboé e outros instrumentos de palhetas.

Durante as noites, o grande presente será para a comunidade teixeirense e de toda a região. De quarta-feira (08) a sábado (11) serão promovidos concertos de música clássica em pontos diferenciados da cidade, exercitando de fato a democratização do acesso à cultura. Os concertos acontecerão no Centro da cidade, na Urbis, em uma escola pública no Jardim Caraípe e no plenário da Câmara Municipal.

O II Encontro contará com a participação de músicos do projeto Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), da Filarmônica de Minas Gerais, da Universidade de Minas Gerais, e músicos estrangeiros, do Conservatório Nacional de Assunção e da Universidade de Pilar, ambos do Paraguai. Também estarão presentes músicos e grupos da região, a exemplo da Orquestra de Trancoso. A participação mais que especial a Orquestra e Coral 9 de Maio, de Teixeira de Freitas, será no mesmo dia em que completa seu primeiro aniversário, 11 de outubro. Confira abaixo a programação e participe, todas apresentações serão gratuitas e abertas à comunidade.

 

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira (08/10) – CONCERTO DE ABERTURA

Camerata Paz e Bem

Regência: Orley Silva

Temática: Compositores Brasileiros

Horário: 19h30

Local: Auditório de Convenções da PIBATEF, rua João Calmon s/n, Centro

 

Quinta-feira (09/10) – CONCERTO

Orquestra de Câmara do Encontro

Regência: Moises Pena

Temática: Grandes compositores

Horário: 19h30

Local: Plenário da Câmara Municipal, Centro

 

Sexta-feira (09/10) – CONCERTO

Orquestra de Trancoso

Regência: Gileard Teixeira

Temática: Grandes compositores

Horário: 19h30

Local: Auditório do CETEPES (antigo Colem), bairro Jardim Caraípe

 

Sábado (11/10) – CONCERTO

Orquestra Acadêmica

Orquestra e Coro 9 de Maio

Regência: Orley Silva

Temática: Eruditamente Popular

Horário: 19h

Local: IBM, Av. 9 de Maio, Urbis

 

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui