Teixeira: OAB faz protesto e pede criação de uma segunda Vara do Trabalho

Advogados da OAB de Teixeira de Freitas realizaram, na manhã dessa terça-feira, 03, um protesto em frente à Vara do Trabalho. Segundo o presidente da subseção da OAB da cidade, Alberto Barbosa Rocha, estiveram presentes mais de cem advogados, representantes sindicais e pessoas que têm processo na Justiça do Trabalho.

Ainda de acordo com Alberto, esse é um movimento pacífico, que tem como objetivo mostrar para a Justiça do Trabalho da 5º Região e a Corregedoria do Trabalho a situação que está a Vara do Trabalho de Teixeira de Freitas. “São mais de 2.600  processos por ano, mais de 2.000 processos em andamento, audiências sendo marcadas para o mês de outubro, uma situação de total deterioração da Vara de Trabalho”, explica o presidente.

Os advogados pedem para que seja criada uma segunda Vara do Trabalho. Isso porque a quantidade de trabalho é grande. Há doze municípios do extremo Sul que estão sob a jurisdição da Vara de Trabalho de Teixeira de Freitas.

Não há processo eletrônico na Vara do Trabalho do município, segundo Alberto está previsto para implantá-lo a partir de julho. O processo eletrônico só está funcionando  em Teixeira na Justiça comum e nas comarcas da região.

Se as reivindicações forem atendidas, os processos tendem a ficar mais rápidos, como manda a Constituição Federal. Os processos do trabalhador tendem a demorar até um ano. Atualmente alguns processos demoram cerca de dez anos para terminar, e nesse período o trabalhador fica sem receber seus direitos.

O protesto terminou nessa manhã com os advogados fazendo uma passeata no Centro da cidade.

 

 

Fonte: Petrina Nunes/Sulbahianews

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui