Teixeira: I Festa da Melancia acontece de 21 a 23 de março

Teixeira: I Festa da Melancia acontece de 21 a 23 de marçoTeixeira de Freitas, desde sua existência com a emancipação, sempre mostrou grande vocação para a pecuária e agricultura, fazendo dessas suas principais atividades econômicas.

A colônia japonesa, enquanto se dava a exploração da madeira, trabalhava a produção do mamão, abóbora, melancia, tomate, maracujá, além de cítricos e outras culturas. No caso específico da melancia, Teixeira de Freitas é hoje um dos seus maiores produtores na região. Do Extremo Sul, a melancia vai parta São Paulo Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e outros estados.

Analisando a importância econômica da produção do fruto, a APM (Associação dos Produtores de Melancia) e a Prefeitura Municipal, através de sua Secretaria da Agricultura, resolveram festejar a grande colheita da safra 2014 que acontecerá em março. Para isso, está sendo programada a I Festa da Melancia.

O evento está marcado para os dias 21, 22 e 23 de março no Parque de Exposições, com várias atrações durante o dia e a noite. A festa terá ainda o viés comercial, com os produtores criando oportunidades de negócios, pois estarão sendo abertos stands de exposição, tendo os produtores acesso a novas tecnologias.

Além de todas essas simbologias, a Festa da Melancia trará a criação do emprego temporário e o incremento da renda local, beneficiando toda a comunidade. Outra coisa interessante na estrutura do evento é que haverá auditório para palestras técnicas, que serão desenvolvidas pela SEAGRI (Secretaria Estadual de Agricultura) e seus parceiros. O acesso a tais palestras será pago com um quilo de alimento não perecível a ser entregue a ser entregue à famílias carentes do campo.

Várias atrações estão previstas pelos organizadores da festa, entre elas o desfile de cargas, a Rainha da Melancia, maior melancia, Maior Chupador de Melancia e outras. À criançada estará aberto, durante os festejos, um Parque de Diversões. O presidente da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas, vereador Ronaldo Cordeiro, afirmou que esse é um momento único para Teixeira de Freitas: “vivemos um momento mágico em Teixeira de Freitas. Aeroporto, duplicação da BR-101, infraestrutura, um lindo natal das Luzes de Teixeira e agora está chegando a Festa da Melancia. Tudo muito significativo e tudo dando possibilidades econômicas novas para nossa gente. Isso é muito bom”, festejou.

A I Festa da Melancia deverá ser aberta com a Banda Cacau com Leite, no dia 22 será a vez do Lordão e o dia 23 será dedicado à música Gospel.

Lançamento

Teixeira: I Festa da Melancia acontece de 21 a 23 de março

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 20 de fevereiro, a Prefeitura e a APM lançaram, oficialmente, no Clube Kaikan, a festa. Na ocasião, falou-se da grande importância da melancia em nossa agricultura e foi apresentada a programação local. A mesa do evento foi formada com a presença do prefeito João Bosco, do vice-prefeito Gilberto do Sindicato, do secretário de Agricultura, Henrique Gonsalves, do presidente da Câmara Ronaldo Baitakão e do produtor Carlos Alberto Alves, representando a APM.

O prefeito João Bosco Bitencourt, ao falar durante o evento, mostrou-se bastante animado com a comemoração: “precisamos resgatar nosso símbolos econômicos e culturais e a agricultura é um deles, especificamente a melancia. Todos os povos da terra costumam celebrar a festa da colheita e nós não somos diferentes. É o fruto da melancia que dá aos cultivadores o sustento, que manda seus filhos para a escola, que faz melhor o ciclo da vida”, acentuou.

Falando no evento, o secretário Municipal de Agricultura, Henrique Gonsalves, Afirmou que a festa é uma realização de desejo antigo dos produtores: “ainda no meu primeiro mandato, apresentei uma indicação para a realização do evento. Essa proposição foi confirmada no mandato seguinte e chegou a ser incluída no orçamento municipal, mas não foi tratada com seriedade pela administração anterior. Agora, o prefeito João Bosco deu todo o apoio e determinou que nossa secretaria acatasse o evento como prioritário. Chamo a atenção para a alegoria do lançamento da festa aqui no Kaikan: foram os japoneses que por primeiro se dedicaram à agricultura e a cultura da melancia e aqui, no clube dos japoneses, fazemos o lançamento da festa”, ponderou.

Teixeira: I Festa da Melancia acontece de 21 a 23 de março

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui