Teixeira: Governo do Estado instala Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar

Foi instalado na quinta-feira (11), no município de Teixeira de Freitas, o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), unidade descentralizada da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, que irá articular e aproximar as políticas públicas para desenvolvimento do setor em toda a região.

“Essa é mais uma ação do Governo do Estado que irá somar com o trabalho que vem sendo desempenhado pela Prefeitura”, comentou o prefeito João Bosco, durante a cerimônia de instalação. O Governo Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria de Agricultura, oferece aos agricultores familiares do município, entre outros serviços, apoio técnico e preparo do solo. Esses aspectos estão dentro da linha de atuação do SETAF, cujo objetivo é promover o desenvolvimento rural sustentável, por meio da orientação e promoção de ações que visem à inclusão produtiva.

A unidade SETAF funciona em espaço cedido pelo Governo Municipal de Teixeira de Freitas, mas seu campo de atuação estende-se a todos os municípios do Território de Identidade. O secretário de estado Jerônimo Rodrigues observou: “não estamos mais órfãos de um serviço de representação da Agricultura no extremo sul baiano”, referindo à descentralização da Secretaria de Desenvolvimento Rural por meio do SETAF. “Esse é o lugar de buscar informações, e onde a gente elabora, planeja, avalia e fortalece a agricultura familiar em toda a região”, explicou o secretário, e evidenciou que a iniciativa serve à valorização e fortalecimento da cultura da agricultura familiar com ações que visem à permanência do homem no campo.

O SETAF beneficiará cerca de 10 mil famílias em toda a região e contará com equipes técnicas da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e demais órgãos que integram a SDR. “Com o SETAF a gente passa a valorizar a agricultura familiar que é quem na verdade dinamiza a economia da região, o Serviço Territorial de Apoio, é uma grande conquista e fortalecimento da política que cuida de quem mais precisa, respeitamos o agronegócio, mas temos que cuidar também do homem do campo”, ressaltou o prefeito anfitrião.

A cerimônia de instalação, além das autoridades citadas, contou com a presença do diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento de Ação Regional (CAR) Wilson Dias; da deputada estadual Maria Del Carmen; dos prefeitos Márvio Mendes de Nova Viçosa e Mayra Brito do Prado, representantes dos outros municípios que compõem o Território e assinaram o termo de adesão junto ao Governo do Estado; secretários municipais, vereadores e autoridades da região.

O SETAF do extremo sul é o 24º a ser instalado, de um total de 27, e está localizado na Rua Liberdade, nº 525, em Teixeira de Freitas, junto ao Departamento de Legalização e Regularização Fundiária.

Ascom da prefeitura

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui