O Plano Municipal de conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) foi instituído em 2006 pela Lei 11.428 da Mata Atlântica. O projeto visa sensibilizar e capacitar profissionais atuantes nas diversas esferas do Meio Ambiente a nível municipal, alcançando setores públicos e privados nos estados de SP, ES, BA e MG.
Fortalecer a gestão ambiental municipal com ações focadas da recuperação e preservação da Mata Atlântica irá contribuir diretamente para as metas nacionais e globais, e a prefeitura tem um papel importante nessa jornada. Ela é responsável por garantir a regularidade das atividades do Conselho Municipal de Meio Ambiente, disponibilizar informações técnicas sobre o município, indicar um representante como interlocutor das ações do Projeto entre outras atividades. A secretária municipal de Meio Ambiente, Sabrina Rampinelli, já está participando de reuniões online com os demais representantes das outras cidades selecionadas.
O Plano também engloba a capacitação de ONGs que serão previamente selecionadas para fortalecer o projeto, e irão trabalhar em conjunto com o setor público e privado, de forma que os laços entre os três setores sejam estreitados. A iniciativa conta também com o apoio da Suzano, que está diretamente envolvida no PMMA tanto de forma financeira como pratica, já que os projetos serão realizados em áreas da atuação da mesma.