Depois de ser eleita vereadora com a maior expressão de votos da Câmara de Teixeira de Freitas, nas últimas eleições, a militante social e política Erlita de Freitas, finalmente aceitou o pedido do prefeito João Bosco para assumir a pasta da habitação. O primeiro convite para que ela participasse do poder executivo municipal foi feito nos primeiros meses do ano.
A (ainda) vereadora tomará posse depois de seu desligamento legal do poder legislativo. Até o momento, a habitação está sob os cuidados de Sebastião Assis Brandão, que desempenhou sua função de forma salutar, coordenando, entre outras ações, a Primeira Conferência Municipal de Habitação em Teixeira de Freitas. Mestre em economia, Sebastião permanecerá na Secretaria compondo a diretoria.
Erlita conta que sua principal missão à frente da Secretaria será a de fomentar a justiça social por meio da reforma urbana, que segundo ela, só é possível depois da democratização plena das políticas sociais para habitação. Ela explica ainda que, para obter sucesso, trabalhará em parceria com as pastas de infraestrutura e meio ambiente, afinal: “nós fazemos parte de uma Prefeitura que tem um excelente programa de governo; juntos, somos ainda mais fortes para a realização deste programa”, afirmou.
A secretária, ainda não empossada, garantiu também que a fará desta Secretaria uma ponte estreita entre a população e poder público: “eu quero uma pasta em que as pessoas se sintam acolhidas”, explicou.
A nova secretária
Erlita de Freitas é uma importante personagem na construção da história local. A sua militância tem mais de vinte anos de muitas atividades. Com raízes no movimento estudantil, ela participou de lutas sindicais e pela terra, entre tantos outros movimentos que apoiou direta e indiretamente. Desde o começo de sua trajetória a favor dos movimentos sociais, firmou-se como uma ativista política de relevo.
Em 2012 foi a candidata mais bem votada de Teixeira de Freitas com 1.479 votos, que a levaram direto para o poder legislativo municipal. Agora, ao aceitar o convite para gerir a Secretaria Municipal de Habitação, poderá utilizar sua experiência profissional de gerência e o trato humano, lapidado com o atendimento à saúde, para o desenvolvimento do setor. Além das experiências adquiridas nestes seis meses como vereadora.
Fonte: Ascom da prefeitura