Teixeira: Encontec abordará tecnologias sustentáveis para o homem do campo

A terceira edição do Encontro de Técnicos e Produtores Rurais (Encontec) terá como tema “Tecnologias sustentáveis para o homem do campo”, abrangendo os municípios do Extremo Sul da Bahia com as comunidades. O encontro será realizado pelo IF Baiano – Campus Teixeira de Freitas, nos dias 1 1 e 12 de setembro. A realização tem o apoio da Prefeitura de Teixeira de Freitas e de patrocinadores da Cidade e Região.

O objetivo do encontro será propor práticas agrícolas sustentáveis alternativas aos sistemas tradicionais de produção, difundindo conhecimentos técnicos e, ao mesmo tempo, fortalecendo o papel do IF Baiano junto aos produtores, aos profissionais e às empresas rurais que atuam no Extremo Sul da Bahia.

O Extremo Sul da Bahia, compreendido por 16 municípios, tem a agropecuária como sua principal atividade econômica, contando com cerca de 12.300 propriedades e 14.400 produtores rurais. É significativa a diversidade de produtos gerados pelos pequenos, médios e grandes produtores, que na sua maioria desenvolvem uma agropecuária convencional, que se destaca pela produção de frutas (mamão, maracujá), hortaliças (melancia, abóbora e folhosas), madeira (eucalipto, para celulose e carvão) e os energéticos como o café e a cana-de-açúcar. Na pecuária se destacam a criação de bovinos, de equinos e de abelhas.

O produtor e o técnico devem estar preparados para o convívio e controle de eventuais problemas advindos dos sistemas de produção convencionais. O temor dos produtores é de que técnicas sustentáveis não sejam rentáveis, mas isto depende de um bom planejamento. Desta forma, o IFBaiano participa no processo contribuindo para ampliar os conhecimentos em sustentabilidade por meio do ensino, da pesquisa e da extensão nas regiões onde atua, para que esta forma de produção seja mais atraente que as práticas tradicionais. Assim, “Tecnologias sustentáveis para o homem do campo” é um tema atual e mundialmente discutido por governos e sociedade, visando alternativas para uma produção agropecuária que atenda à demanda da população crescente, preservando os recursos naturais.

 

 

 

Fonte: Ascom

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui