No início do mês de Outubro, as Escolas do campo de Teixeira de Freitas participaram de um momento inédito, tratou-se do intercâmbio de experiências socioambientais do Programa Despertar. No município a Educação do Campo conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Bahia (SENAR), via o Programa Despertar, ação resultante do diálogo entre os governos Federal, Estadual e Municipal.
O evento foi realizado na Câmara Municipal, no dia 02, e contou com a presença do consultor de núcleo do Despertar, Renato Prado, bem como com as presenças do coordenador de núcleo de Itamaraju, Israel, do diretor das Escolas do Campo do município, João Batista, da coordenadora pedagógica Maria José, do Secretário Municipal de Educação e Cultura Ariosvaldo Alves Gomes e dos vereadores Edinaldo Rezende, Erlita Freitas e Ronaldo Baitakão. Muitos pais de alunos também compareceram.
O tema central do intercâmbio foi “Meio ambiente: vida, saúde e cidadania” e o seu desenvolvimento levou ações socioambientais e comportamentais às comunidades, que trataram de subtemas com agroecologia, atividades físicas, água e alimentação saudável. Na banca examinadora dos trabalhos estiveram Suely Bahia, a diretora Risoleda e a coordenadora pedagógica Maria Cleres. A qualidade dos trabalhos foi bastante elogiada.
O Programa Despertar trabalha na formação de uma nova consciência ambiental através da introdução na sala de aula do Ensino Fundamental na zona rural, os conceitos de respeito e preservação do Meio Ambiente, Ética e Cidadania, Saúde, Trabalho e Consumo.
Atualmente, cerca de 400 estudantes são atendidos nas 15 unidades rurais, sendo 4 extensões para atender assentamentos e acampamentos do Movimento Sem Terra (MST), abrangendo o ensino fundamental do 1º ao 5º e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos acamamentos Bela Manhã e Anitta Garibaldi.
Ascom da prefeitura