Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas

Fundada em nove de maio de 1985, completou 37 anos de fundação, no dia 9 de maio, tendo sida desmembrada do município de Alcobaça e Caravelas. Localiza-se no Extremo Sul do estado, 854 km da capital. Sua população estimada em 2021 era de 164.290 habitantes, sendo a maior cidade da sua região geográfica imediata, e a oitava maior do estado da Bahia, recebeu o nome em homenagem ao baiano Mario Augusto Teixeira de Freitas, estatístico brasileiro, fundador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Até a década de 70 o vilarejo de Teixeira de Freitas, perdido na Mata Atlântica que ainda restava no interior baiano, era apenas uma referência para os seus próprios e poucos moradores. A partir da década de 70, com a construção da BR-101 e num movimento que já havia se iniciado alguns anos antes com pouca intensidade, a mata vai sendo derrubada e substituída por pastagens.

Inicialmente, num processo mais lento, chegaram os criadores do interior baiano. Após a construção da rodovia, vieram principalmente os criadores mineiros e os madeireiros capixabas que, numa conjugação de interesses, intensificaram a tomada da mata. O núcleo então começa a ganhar força. A chegada das serrarias foi decisiva no grande aumento do movimento na já dinâmica região e reforçou a tendência de expansão de todo o comércio. A fase do “milagre brasileiro “promove a expansão do mercado consumidor no sul do país. As terras de Teixeira de Freitas passam a atrair migrantes agricultores e empresas cooperativas, sedentos de produção e lucro rápido. O gado se reproduzindo nas pastagens e a rodovia abrindo as portas aceleram o crescimento do povoado, que estava ainda na dependência político-administrativa de Alcobaça.

Após 37 anos de fundação o tempo, esse químico invisível, que dissolve, compõe, extrai e transforma todas as coisas realizou a transformação desta cidade em um grande centro de desenvolvimento. Estes primeiros teixerenses aprenderam muito sobre Deus que lhes deu coragem para enfrentar o desconhecido , a fé não fora abalada, e após 37 anos floresceu com o crescimento do município, parabéns aos bravos teixerenses pela coragem e fé.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui