A confirmação do anúncio da criação da Secretaria Municipal da Mulher de Teixeira de Freitas foi feita durante a Audiência Pública realizada sábado, 16, na Câmara de Vereadores. O evento, alusivo ao mês da mulher, foi promovido pelo gabinete da vereadora Erlita de Freitas e contou com a presença da deputada estadual Fátima Nunes, da secretária estadual de Políticas para Mulheres Vera Lúcia Barbosa, da pesquisadora de gênero Madalena Noronha e do prefeito João Bosco Bittencourt, além de outros representantes de instituições à favor das mulheres, a exemplo de policiais e delegada da Delegacia de Atendimento Especializado a Mulher (Deam).
Logo no início da audiência, a plateia foi impactada por um vídeo documentário da Deam, com narrativas de mulheres vítimas de agressão e depoimentos das delegadas Andressa Carvalho e Kátia Cielber. Ao longo da audiência, os discursos dos convidados foram, de forma geral, comoventes, pela própria natureza do assunto.
A reafirmação da criação Secretaria Municipal da Mulher foi feita pelo próprio prefeito. Segundo ele, “seguindo o norte do presidente Lula, que criou uma Secretaria das Mulheres”, irá criar o órgão também em Teixeira de Freitas. A medida está prevista desde o plano de governo, preparado na pré-campanha eleitoral. “Agora só dependemos dos vereadores para a aprovação do projeto de reforma administrativa, que contempla a criação desta Secretaria”, explicou o prefeito.
Ascom da Prefeitura de Teixeira de Freitas