Com o tema “Brasil… um Raio Vívido de Amor e de Esperança” e uma programação de tirar o fôlego em vários momentos, o Desfile da Independência de Teixeira de Freitas realizado neste ano foi considerado o maior da história do município.
Era por volta das 8 horas da manhã, quando milhares de pessoas começaram a se posicionar para assistirem a uma sequência de apresentações que resgataram os principais símbolos nacionais, riquezas e características das regiões do país e a grandeza natural e cultural da pátria.
A abertura do desfile contou com a participação do prefeito municipal Temóteo Brito, o tenente-coronel Sérgio Barros e o policial rodoviário federal Cajueiro. Eles realizaram o hasteamento das bandeiras de Teixeira, da Bahia e do Brasil.
Em um palanque montado na avenida Marechal Castelo Branco, o prefeito Temóteo acompanhou todo o desfile ao lado de secretários, vereadores e autoridades militares lotadas no município.
Segundo o gestor, é uma felicidade ver tantas pessoas reunidas em comemoração à Independência do Brasil e lembrou ter sido o criador do desfile após a emancipação da cidade.
“Nós estamos aqui ao lado de todos assumindo nosso patriotismo. Essa festa é muito importante, é uma honra estar participando dessa comemoração. Parabéns, Teixeira, e parabéns ao Brasil“, disse Temóteo.
Representando toda a Câmara Municipal, o vereador Ronaldo Cordeiro reforçou ser um desejo unânime que haja um Brasil, de fato, livre.
“Hoje é o dia de estarmos hasteando nossa bandeira, fazendo valer todas as lutas e as grandes vitórias que já conquistamos“, comentou o edil.
A partir daí, o público passou a acompanhar as apresentações do primeiro bloco, iniciando com o Colégio da Polícia Militar. Em seguida, desfilaram o 13º BEIC, a CIPE/Mata Atlântica, o 18º GBM, as Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, o GEOP (presídio), Guarda Municipal, Defesa Civil, equipes de Gabinete do Prefeito e de Limpeza Pública.
Destaque para a demonstração do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 87ª CIPM/Teixeira de Freitas. Grupos da Pestalozzi, Associação de Surdos, Lojas Maçônicas, Igreja Metodista e a Banda Marcial encheram os olhos de quem assistia.
Já o segundo bloco trouxe as bandeiras. Compuseram os pelotões os professores e funcionários de creches e escolas de ensino infantil e distritais.
O terceiro bloco foi formado pelas escolas municipais de 6º ao 9º anos. Destaque para a Famacruz, fanfarra da Escola Municipal Amigos de Aracruz, que se apresentou em duas oportunidades.
O ápice desta etapa foi a passagem da Casa da Cultura, com as meninas aprovadas na pré-seleção da Escola Bolshoi. Ainda se apresentaram as equipes das secretarias de Meio Ambiente e de Esporte e Lazer, com as seleções municipais.
Escolas convidadas se apresentaram no quarto bloco. Desfilaram pela avenida as instituições estaduais Cetepes (antigo Colem) e Ceprog, e as particulares Escola Nova Geração e Escola de Ginástica Rítmica Lucimara Rodrigues, além do Grupo de Mulheres Somos Todas Marias.
Nos últimos dois blocos, desfilaram equipes das demais secretarias municipais. Destaque para a apresentação feita pelo Samu 192, demonstrando uma simulação de atendimento feito a acidente de moto.
Um grupo de cavalgada encerrou o desfile logo após o meio-dia.
Durante a programação, um grupo de professores da rede pública municipal utilizou faixas e cartazes para protestarem entorno do direito a voto para diretores, entre outras demandas.
A locução do evento fez esclarecimentos quanto à Educação, informando o cumprimento dos deveres referentes.
Confira as imagens em nossa galeria:
Amei foi um desfile muito lindo porem como pude analisar por ser de outra cidade sou de sao paulo achei que a parte do regional e ummi deveria trr vindo juntomcom policiaa e bombeiros mais foi um belo desfile parabéns a tds estava lindo e ja postri nod jornais da capital paulista onde faco parte parabens a tds uma belissimo desfile