A Secretaria de Meio Ambiente de Teixeira de Freitas (Semat) recebeu na quarta-feira, 27, 100 mudas nativas doadas por um comerciante local, que serão utilizadas na recuperação de áreas de proteção permanente do município e para arborização urbana. A doação foi fruto de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).
O diretor de recursos naturais e fiscalização, Cássio Loyola, explicou que o TAC foi firmado após solicitação do empresário para corte de uma árvore localizada no limite do seu terreno. “Quando recebemos esse tipo de solicitação, antes da retirada da árvore nós consideramos algumas coisas. Por exemplo, se o porte dela é adequado ao ambiente urbano, se é uma espécie nativa, se provoca algum tipo de dano à propriedade, e qual a forma que temos para minimizar os impactos”, explicou ele, informando que, no caso, a árvore além de ter grande porte, podendo interferir na rede elétrica, impedia que o proprietário murasse o terreno.
Como forma de minimizar o impacto ambiental, foi ajustada a doação das mudas nativas como pau-brasil, jequitibá, jacarandá, dentre outras, contribuindo com a série de ações que vem sendo desenvolvidas pela Semat para recuperação das Áreas de Preservação Permanentes (APPs) no município e para a arborização urbana.
Ascom da Prefeitura de Teixeira de Freitas