Teixeira de Freitas sediará o 1º Simpósio das Águas dia 5 de junho no auditório da FASB

Teixeira de Freitas sediará o 1º Simpósio das Águas dia 5 de junho no auditório da FASB. Foto Ascom

Teixeira de Freitas sediará na terça-feira, dia 5 de junho, no auditório da FASB – Faculdade do Sul da Bahia, no barro Bela Vista, o 1º Simpósio das Águas com o tema: “Governança da Água – Desafio para Integração da Bahia e Minas no Presente e Futuro” que entre si celebraram a definição das Leis de Implementação do Programa de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Alcobaça.

O vereador Valci Vieira (SD), que coordena os trabalhos de realização do 1º Simpósio das Águas, lembra que o 1º Simpósio encerra a primeira etapa deste longo projeto que já vêm nos últimos 14 meses trabalhando no tratamento jurídico dos recursos hídricos, planejamentos científicos, relatórios técnicos e captação de recursos para formatar o projeto de revitalização de nascentes e todo o leito do rio Alcobaça. E após o Simpósio começa a fase inicial do projeto para de fato pôr em prática o planejamento de revitalização do rio Alcobaça.

Já foram realizados entre reuniões técnicas e seminários, 11 encontros preparatórios antes da realização do 1º Simpósio das Águas. O programa reúne as Câmara Municipais de Teixeira de Freitas, Alcobaça, Medeiros Neto, Itanhém, Mucuri, Umburatiba, Machacalis, Santa Helena de Minas, Águas Formosas, Felisburgo e Fronteira dos Vales. Para a realização do 1º Simpósio das Águas no próximo dia 5 de junho, serão expedidos certificados, especialmente para estudantes e às inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo endereço eletrônico: https://doity.com.br/simposiodasaguas/contato#contact – e todos os inscritos receberão certificados com carga horária, especialmente os estudantes universitários.

O presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), precursor do projeto, disse que as Câmaras Municipais são as instituições protagonistas, mas é a população o grande ator desta iniciativa, informando que a assinatura do protocolo de intenções voltado à preservação dos recursos hídricos com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Alcobaça, tem o objetivo de promover o intercâmbio de informações, dados e experiências, além de promover a cooperação técnica na área de gestão integrada dos recursos hídricos. E com a realização do Simpósio das Águas se pretende desenvolver e implementar programas, projetos e atividades voltados à gestão dos recursos hídricos, com ênfase nas áreas rurais e na melhoria das condições de produção agrícola e qualidade ambiental no corretor do rio Alcobaça. (ASCOM).

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui