Teixeira de Freitas sediará evento sobre Educação Cooperativista

Cerca de 550 educadores estarão reunidos no Espaço D, em Teixeira de Freitas, no dia 07 de julho, para comemorar o Ano Internacional das Cooperativas durante o 1º Encontro Estadual de Integração do Educoop. O Encontro está sendo promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – Sescoop/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, Sicoob Extremo Sul e IFA Técnico. O evento contará com a presença do presidente do Sistema Cooperativo Baiano (OCEB-SESCOOP/BA), Sérgio Tecchio.

O Encontro vai reunir os alunos e ex-alunos do Educoop – Curso de Formação de Professores em Educação Cooperativista, que foi criado em 2006 com o objetivo de capacitar professores para a disseminação dos valores e princípios cooperativistas. 870alunos já concluíram o curso que contém 200horas, divididas em oito módulos.

O evento é uma forma de celebrar o crescimento econômico, social e cultural que o cooperativismo tem promovido na vida de muitas pessoas e regiões espalhadas pelo mundo. Além disso, apresentará como o Educoop tem ajudado os educadores na multiplicação da doutrina cooperativista. O primeirosábado de julho é comemorado também o Dia Internacional do Cooperativismo.

Educoop

O curso nasceu da necessidade de difundir a filosofia do cooperativismo de forma mais ampla, tendo como cenário o ambiente educacional. “Em curto prazo almeja-se preparar multiplicadores da filosofia cooperativista. Em longo prazo, sonha-se com uma região próspera onde existam mais cooperativas com ações que visem o crescimento socioeconômico, mas principalmente que sejam pautadas na justiça e na fraternidade”, relata uma das idealizadoras do Educoop, Maria Andréia Dutra.

“O conteúdo abordado durante o curso busca contribuir para a formação de cidadãos solidários,democráticos, capazes de ajudar ao próximo e de intervir na comunidade em que estão inseridos. Além disso, os módulos têm como objetivo final proporcionar aos alunos conhecimentos que lhes permitam trabalhar conceitos do cooperativismo em sala de aula, e em espaços não formais”, ressalta Dutra.

Ano Internacional das Cooperativas

A ONU – Organização das Nações Unidas declarou 2012 como Ano Internacional das Cooperativas como forma de reconhecer a importância do segmento para o desenvolvimento global. Com o slogan “Cooperativas constroem um mundo melhor”, a ONU sugere ações ligadas ao empoderamento feminino, à inclusão de jovens no mercado de trabalho e ao empreendedorismo,que mostram o cooperativismo como instrumento para geração de renda e,consequentemente, redução da pobreza.

Sobre o Sescoop Bahia

O Sescoop Bahia é uma entidade de formação cooperativista e promoção social, que oferece ensino profissional aos cooperados e empregados das cooperativas baianas, além de monitorar o desempenho das atividades das cooperativas. O Sescoop tem como missão, promover o desenvolvimento do cooperativismo de forma integrada e sustentável, por meio da formação profissional, da promoção social e do monitoramento das cooperativas baianas, respeitando sua diversidade, contribuindo para sua competitividade e melhorando a qualidade de vida dos cooperados, empregados e familiares.

 

Fonte: Marlene Lima/Ascom OCEB-SESCOOP/BA

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui