IV Caminhada Cooperativista Baiana será realizada em celebração ao Dia de Cooperar

alt

As cooperativas do estado da Bahia vão participar pelo quarto ano consecutivo da Caminhada Cooperativista Baiana, promovida com o apoio do Sistema Oceb*. Os participantes se reúnem ao cortejo cívico, durante o tradicional desfile em comemoração ao feriado da Independência da Bahia, no dia 2 de julho. A concentração será no Largo da Soledade, a partir das 7h30. Esta será uma data especial para os cooperativistas no estado, pois serão celebradas duas datas: o Dia de Cooperar 2016 e o Dia Internacional do Cooperativismo.

As cooperativas participantes estão mobilizadas na maior rede cooperativista de voluntariado do país: o Dia de Cooperar – mais conhecido como Dia C. O programa promove e estimula a integração das ações voluntárias, de Norte a Sul do país de forma permanente, onde as cooperativas participantes realizam iniciativas de voluntariado e transformação social.

“A prática do cooperativismo traz, em sua essência, a construção de uma sociedade mais justa. O Dia C é capaz de mostrar a importância de uma cooperativa para a região em que está inserida”, destaca Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb. Este ano, 36 cooperativas promovem 45 projetos com mais de 2500 voluntarios. A expectativa é que mais de 50 mil pessoas sejam beneficiadas em 34 municípios por todo o estado, com ações de saúde, educação, cidadania e responsabilidade socioambiental.

*Sistema Oceb – Composto pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – Oceb e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – Sescoop/BA

 

TODO DIA É DIA DE COOPERAR

O Dia de Cooperar, também conhecido com Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e de suas Unidades Estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado. A grande novidade este ano é que as cooperativas passam a contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nova agenda da ONU para acabar com toda forma de tirania, desigualdade e destruição ambiental (saiba mais: nacoesunidas.org). Em todo o país, são mais de 1200 cooperativas mobilizadas nesta grande corrente do bem. Somente em 2015, o Dia C já beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas com projetos que trazem uma verdadeira transformação social para as comunidades.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui