O reforço nas ações de combate à criminalidade e de prevenção à violência, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, resultou numa significativa redução do número de homicídios entre janeiro e março deste ano, em comparação a igual período de 2012. Segundo o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), delegado Marcus Vinícius Almeida Costa, ocorreram até quarta-feira, 27, 20 homicídios, contra os 31 casos registrados nos três primeiros meses do ano passado.
Algumas das mais recentes prisões efetuadas no município foram as dos traficantes e homicidas Adeilton Pereira Santos, o ‘Daí’ ou ‘Tucano’, 20 anos, e Walace Silva Caraíba, o ‘Zói’, 18, surpreendidos no bairro Ulisses Guimarães, na quarta, 27, com drogas e armas. Eles são apontados com os autores do assassinato de José Roberto Melgaço Laranjeiras, 36, morto com cinco tiros no interior de sua residência, no último dia 20.
Segundo o delegado Wendel Ferreira, titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Teixeira de Freitas), o crime foi motivado pela disputa de pontos de tráfico no bairro Ulisses Guimarães, que tem domínio de José Roberto. Adeilton e Walace queriam assumir o controle do tráfico na localidade, e após matarem o rival, tomaram posse da espingarda calibre 12 da vítima, já recuperada pela polícia.
Ao serem presos, ‘Daí’ e ‘Zói’ escondiam, em uma casa, 290 gramas de crack, 111gramas de maconha, uma balança de precisão, R$ 1,1 mil em espécie, dois revólveres calibre 38, a espingarda calibre 12 com sete cartuchos, que pertencia a José Roberto, dez cartuchos calibre 38 e sete cartuchos calibre 380. Havia ainda no imóvel, uma motocicleta Honda CB-300 vermelha e dois capacetes.
Mais criminosos
Presos em flagrante ou em cumprimento de mandados judiciais de prisão, por envolvimento em assassinatos, outros dez homicidas já foram retirados de circulação, em Teixeira de Freitas, este ano. A equipe da 8ª Coorpin, com o apoio de outras unidades policiais da região, também aprenderam, entre janeiro e março, três adolescentes, autores de assassinatos.
Fonte: Secom