Por Lúcio Andrade/ O Sollo
Os prefeitos dos 13 municípios do Extremo Sul da Bahia, juntamente com seus respectivos secretários municipais de saúde, foram convocados para uma Assembleia Extraordinária do Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Extremo Sul da Bahia, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, da cidade de Teixeira de Freitas, na manhã desta quarta-feira, dia 14 de setembro.
Na pauta da assembleia extraordinária, decisões sobre o contrato do programa; do rateio; a escolha de uma empresa para a realização do concurso para os funcionários do consórcio, e a instalação de internet para as Policlínicas.
Estavam presentes, os prefeitos de Medeiros Neto, Vereda, Itanhém, Caravelas, Nova Viçosa e Prado. Os demais prefeitos, enviaram representantes legais. O Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Extremo Sul da Bahia, sediado em Teixeira de Freitas, será o primeiro do Brasil a incluir um Hospital Público Regional.
Este Consórcio é o primeiro da Bahia e foi instituído em novembro de 2015 para gerenciar a assistência de saúde regionalizada, pactuando os equipamentos, a exemplo da Policlínica de Atendimento Médico Especializado e, a partir de agora, do Hospital de Teixeira de Freitas.
A Policlínica em Teixeira de Freitas
A Policlínica é uma unidade pública, e por isso gratuita, de cuidado especializado, integrada à rede de atenção à saúde. Este equipamento funciona como elo da rede de assistência básica, prestando atendimento de média complexidade.
Nesses equipamentos os cidadãos poderão consultar em: Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Mastologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Urologia, Ginecologia, Ortopedia, podendo ampliar para Pneumologia, Reumatologia, Hematologia e Dermatologia.