Pitágoras inaugura Pronto Atendimento contra a dengue

Em parceria com Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde, espaço de apoio tem o intuito de atender toda a comunidade gratuitamente

Diante do cenário de epidemia do mosquito da dengue vivenciada no município Teixeira de Freitas, muitas pessoas picadas requerem atenção especial e internação hospitalar. Para diminuir as filas em postos de saúde e ajudar a população diante dessa enfermidade, a Faculdade Pitágoras junto com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde idealizaram uma nova unidade de Pronto Atendimento gratuito para à população, localizada no bairro Monte Castelo.

Com funcionamento diário das 7h às 11h e das 13h às 17h, o local possui dez leitos para iniciar o tratamento de casos críticos. “A instituição disponibiliza alunos e professores dos cursos de Enfermagem e Farmácia para atuar na assistência prestada ao paciente internado e também na realização de exames laboratoriais”, explica a coordenadora do curso de Enfermagem, Jucimara Aquino. A Faculdade Pitágoras ainda disponibiliza a estrutura dos laboratórios de saúde a serviço da população.

De acordo com a docente, é importante se atentar aos sintomas da dengue e procurar ajuda no Pronto Atendimento se houver aparecimento dos seguintes sintomas: febre alta (acima de 38°), dor muscular, principalmente nos olhos, falta de apetite e sonolência. “O tratamento para dengue tem como objetivo manter a hidratação do paciente, seja via oral ou venosa. A hidratação é fator determinante para um bom prognóstico”, ressalta. O tempo médio de recuperação da dengue é sete dias e pode se estender até dez dias. “Procurar o serviço de saúde ao primeiro sinal de dengue. A condução do tratamento é fator determinante para o não agravamento da doença.”

Sobre a dengue

A dengue é uma doença sazonal associada diretamente ao período de chuvas. Para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti torna-se fundamental não deixar água parada em vasos, pneus e potes que servem para o deposito dos ovos. A transmissão acontece somente por meio da picada do mosquito.

 

Fonte: Ascom da Faculdade Pitágoras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui