Teixeira: O empresário Tabajara é pré-candidato a prefeito pelo PTB

O empresário e pecuarista Tabajara Soares Marques foi um dos entrevistados recentemente do programa Conversa Intimista da TV Sul Bahia, que é apresentado pelo jornalista ERB Aguiar. No programa Tabajara destacou o início de sua luta, em grêmio estudantil, desde quando estudava no primeiro grau no Rio de Janeiro. Na oportunidade ele se destacou como líder estudantil, justamente na época da ditadura militar, quando as pessoas que se manifestavam contra aquele regime eram tidas como subversivas.

O histórico de militante fez de Tabajara, um homem preparado para situações adversas, quando muitas vezes, o verdadeiro líder tem que mostrar a cara, sem pensar no que os outros vão achar, sempre pautado na questão da ética, sem ofender os outros, e respeitando o direito de cada um.

Tabajara ainda aproveitou para falar um pouco de sua chegada a Teixeira de Freitas, no ano de 1977, quando a cidade ainda estava sendo criada. Por tanto Tabajara cresceu junto com Teixeira. Seu primeiro emprego em Teixeira de Freitas foi no comércio como atendente de balcão em uma farmácia. Logo depois se tornou gerente da mesma e em seguida montou seu próprio comércio.

Tabajara junto com outros comerciantes contribuiu com importante ajuda à organização da classe empresarial da cidade de Teixeira de Freitas ajudando a montar a Aciatef (Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Teixeira de Freitas), hoje ACE, e também o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Teixeira de Freitas), hoje Sincomércio. Chegou a ser presidente por três mandatos da Aciatef, quando a associação enfrentou muitos problemas com a classe política da época, que considerava a organização do comércio, como ameaça política.

A experiência adquirida com a organização do comércio de Teixeira de Freitas, levou Tabajara a ser vice-presidente da Faceb (Federação das Associações Comerciais do Estado da Bahia), ressaltando ainda que apesar de sua ascensão na luta pela organização do comércio, Tabajara nunca deixou de ser pecuarista, profissão que ele ama, em razão do contato com os animais, que ainda lhe fascina, mesmo com o passar do tempo.

Na Cooperativa Mista Tabajara ocupou o cargo de vice-presidente e também foi sub-gerente do Distrito Industrial de Teixeira de Freitas, cargo esse ocupado por indicação do saudoso deputado federal Francistônio Pinto.

Tabajara destacou ainda durante o programa, seu novo investimento na cidade, no ramo Imobiliário, quando pretende lançar nos próximos dias o Loteamento Residencial Paraíso próximo a Estância Biquíni, que deverá acontecer mo próximo mês de janeiro, quando serão disponibilizados 496 lotes, que serão ofertados com toda infraenstrutura necessária, onde também ficará sediado o SESC (Serviço Social do Comércio), um mega empreendimento cultural, esportivo e social que ocupará uma área de aproximadamente 30.000 m ². Esse clube irá atender a todos os comerciários e seus familiares de Teixeira de Freitas e Região. É importante ressaltar que a vinda deste empreendimento para Teixeira de Freitas foi viabilizada pelo empresário Tabajara que doou 50% da área acima citada sendo que os outros 50% restantes foram doados pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas.

Sempre preocupado com a questão social desta cidade, Tabajara fundou, junto com a então Juíza de direito de Teixeira de Freitas, Dra. Nartir, a ARCA (Associação para Ressocialização da Criança e do Adolescente) tendo sido seu primeiro presidente.

Tabajara, também durante o Programa Conversa Intimista, falou de sua pré-candidatura a prefeito de Teixeira de Freitas, quando ressaltou o que ele pode fazer pela cidade, uma vez que não pretende se candidatar para resolver problemas pessoais, e sim para tentar ajudar a cidade que ele tanto é grato.

Ele aproveitou para frisar, que com a experiência adquirida durante sua trajetória política e empresarial, se sente preparado para se tornar Prefeito da maior cidade do Extremo Sul. Para ele, não basta ser o novo para ser o gestor desta cidade, precisa ter credibilidade, e dentro destes requisitos ele se considera capaz, de com uma equipe muito bem montada administrar a cidade de Teixeira de Freitas.

Tabajara, colocou o nome à disposição do PTB, partido fundado pelo Presidente Getúlio Vargas. O PTB tem uma longa trajetória política no país e em particular em Teixeira de Freitas, pois elegeu o primeiro Prefeito desta cidade e por coincidência ou não poderá eleger o próximo Prefeito de Teixeira de Freitas.

Por Jotta Mendes

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui